Paraná fortalece ações de combate ao trabalho infantil

Atividades esportivas estão entre as ações desenvolvidas no estado

Atualmente, 944 famílias em que foram constatadas situações de trabalho infantil estão incluídas no Família Paranaense, programa lançado em 2012 para reduzir os índices de extrema pobreza no Estado. Hoje, o Família Paranaense está presente em 366 municípios e já viabilizou mais de R$ 24 milhões dos fundos estaduais e do tesouro para o atendimento integral às famílias participantes do programa.

“A proteção integral de nossas crianças também inclui oferecer melhores condições de vida para suas famílias. Por isso, investimos em programas para tirá-las da situação de extrema pobreza”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Desde 2013, com a readequação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) às novas incidências de atividades identificadas no Censo IBGE 2010, o governo tem investido no fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil com ampliação da cobertura e qualificação da rede de proteção social básica e especial. As ações incluem a transferência de renda, trabalho social com famílias e a oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.

O trabalho da equipe de profissionais nas unidades de proteção social básica e especializada é uma ferramenta prioritária para identificar situações de exploração do trabalho infantil.

Esse acompanhamento com as famílias é feito pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que acontece nos Centros de Referência Especializados (Creas).

No Paraná, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos garante o atendimento as crianças e adolescentes com a oferta de espaços comunitários como os Centros da Juventude. O Estado possui 22 centros que atendem adolescentes de 12 a 18 anos nos três turnos e em fins de semana. As unidades contam com salas multiuso e multimídia, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, biblioteca, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação e piscina semiolímpica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *