Segundo o coordenador geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha, “este trabalho já foi realizado e aprovado durante a Copa das Confederações, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação”. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa do Mundo, o que significa 320 toneladas após as 64 partidas programadas.
Também foi destacada a certificação Leed pelo uso de 100% de energia limpa e renovável nos estádios, que deverão seguir regras de sustentabilidade no consumo e reaproveitamento da água, energia elétrica, materiais de consumo e até mesmo utilização do terreno.
Conforme o presidente da Câmara Temática, Adão José Laslowski, ouvidor da secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), “a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Paraná foi a primeira implantada no Brasil, sendo pioneira entre as doze sedes da Copa 2014”. O técnico da Sema tem representado o estado em diversas reuniões das demais sedes da Copa. Em Curitiba ele está trabalhando junto a Emater, Paraná Turismo e secretaria do Abastecimento para implantar a Feira Orgânica e Sustentável.
A Cidade-sede de Curitiba tem hoje 33 parques, que totalizam mais de 19 milhões de metros quadrados ou 20 quilômetros de área verde. Entre os mais visitados pelos turistas estão o Parque Barigui, Jardim Botânico, Bosque do Papa, Parque Tingui, Parque Tanguá, São Lourenço e Bosque do Alemão.