“Poder associar o uso de móveis planejados com a utilização de cores pode ser a solução perfeita para quem busca uma decoração irreverente. Além da possibilidade de personalização pelas cores, eles são criados para se adaptar e aproveitar tanto pequenos quanto amplos espaços, o aumento da funcionalidade é garantido”, explica Alexandre Chiquiloff, designer da marca de móveis planejados Moss Para Casa. Também fazem parte da lista de vantagens a praticidade, a qualidade e diversidade de acabamentos disponíveis.
Para a arquiteta Michele Krauspenhar, as cores podem transformar ambientes. “Elas trazem vida e criam uma atmosfera mais intimista. Quando utilizadas nos móveis elas influenciam o humor e o estímulo às diversas sensações transmitidas pelo espaço. Um pequeno detalhe nos móveis planejados pode mudar todo um ambiente”.
Para dar um upgrade na decoração da moradia, algumas cores estão em alta, como: vermelho, amarelo, rosa, azul e verde. Mas é necessário ter cuidado para não cometer exageros. O ideal é compor cores fortes com tons neutros e amadeirados, para sair do básico, mas não deixar o espaço cansativo aos olhos. “A definição de que tom utilizar na decoração é uma escolha muito pessoal e deve estar de acordo com a personalidade dos moradores. Não há uma cor em especial a ser evitada, depende de que ambiente está sendo pensado em usar cor. O importante é não misturar muitas cores para não criar um ambiente sem harmonia”, explica a arquiteta Samara Barbosa.
Há muito tempo, a cozinha passou a ser o astro principal de uma moradia, tendência reforçada pela grande utilização deste cômodo integrado à sala de estar. Ela se tornou um espaço de convívio de amigos e familiares, um verdadeiro cartão de visitas, e nesse contexto, sua decoração também ganhou relevância. Inserir cores na cozinha, por exemplo, deixam este ambiente mais moderno e jovem.