Como são artigos delicados, uma das principais preocupações é que sejam manuseados por uma pessoa com o mínimo de conhecimento. “Por falta de informação, às vezes utilizam-se produtos abrasivos na limpeza das luminárias, quando o indicado é apenas uma flanela macia e úmida”, explica Margarete. Produtos químicos, diz ela, retiram a película protetora (verniz) da peça.
As peças de acrílico e vidro são as mais delicadas, porque riscam e quebram. A orientação da lighting designer da Ideally Iluminação é que o momento da limpeza seja acompanhado de uma pessoa para auxiliar na tarefa, para prevenir quedas ou quebras dos produtos. “E como são peças frágeis, antes de retirá-las é importante verificar qual a forma correta de fazer isso, como por exemplo providenciar as ferramentas adequadas.” Dependendo da luminárias, é preciso até o uso de andaime para remoção e consequente limpeza. Em casos como este, é necessário recorrer a uma empresa especializada neste tipo de serviço.
A periodicidade da limpeza depende do tipo de ambiente onde estão as peças, afirma Margarete. “Se tem muita poeira, bichinhos ou maresia, é preciso uma manutenção frequente”, diz. Em locais com pessoas alérgicas, a atenção deve ser redobrada, para evitar também o mal-estar de quem convive neles. “Mas independentemente do ambiente, o ideal é sempre observar o estado de limpeza das peças, para estipular o melhor prazo, de acordo com as necessidades do local.”