Curitiba inicia obras da primeira Via Calma

O projeto da Via Calma foi amparado em uma pesquisa por amostragem, realizada em parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Ciclo Iguaçu, em agosto de 2013. O levantamento revelou que 67% dos ciclistas que trafegam na Avenida Sete de Setembro usam a bicicleta para trabalhar. Mais da metade (52%) fazem uso diário da bicicleta para este fim. Os ciclistas entrevistados eram provenientes de 54 bairros de Curitiba e também da Região Metropolitana, com prevalência dos bairros Centro, Água Verde, Batel, Portão, Alto da XV, Cabral, Rebouças, Cajuru, Pinheirinho e Centro Cívico.

Projetos de ciclomobilidade

Instaladas nos cruzamentos da Via Calma da Avenida Sete de Setembro, as bicicaixas vão criar uma área especial de parada para bicicletas nos semáforos, entre a faixa de pedestres e a área de veículos motorizados. Dessa forma, vão proteger e priorizar os ciclistas quando abrir o sinal. Também irão garantir mais segurança aos ciclistas nos cruzamentos e assegurar a prioridade para as bicicletas na realização de conversões.

A primeira ciclorrota de Curitiba deverá ser instalada na Rua Atílio Bório. A escolha do local tem como base um levantamento feito pela Ciclo Iguaçu indicando rotas preferenciais de tráfego de ciclistas. A ciclorrota da Rua Atílio Bório vai atravessar três bairros de Curitiba, permitindo a ligação por bicicleta desde a Avenida Afonso Camargo, no bairro Cajuru, até a Avenida João Gualberto no bairro Juvevê. O projeto está pronto e a ciclorrota deverá ser implantada em 2014.

Parque de Bolso do Ciclista

A Prefeitura Municipal de Curitiba vai instalar, nos próximos meses, o Parque de Bolso do Ciclista. Trata-se de uma pequena área localizada na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria, no centro de Curitiba. O objetivo é garantir o encontro de ciclistas numa área da cidade que é emblemática para o movimento cicloativista. É nesse local que está sendo pintado um mural concebido pela artista pela artista plástica Mona Caron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *