Programa do Imtep contribui para prevenção do consumo de drogas e álcool

Levantamento do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social indica que 12% a 23% dos funcionários das empresas são dependentes de algum tipo de substância psicoativa. Devido a essa condição, as pessoas apresentam um significativo aumento do número de faltas no trabalho, acabam se afastando das funções que executam, ficam mais suscetíveis a acidentes de trabalho e doenças graves como, por exemplo, AIDS e hepatite e, como consequência, apresentam redução de produtividade e baixa qualidade de vida. Para os empresários, o cenário indica elevação de gastos com consultas médicas, perícias e indenizações, além de queda de produção e faturamento.

Psicóloga Julyana Andrade Vieira, coordenadora de Qualidade de Vida do Imtep Divulgação

Programas de prevenção e ações que visam à conscientização dos colaboradores sobre os perigos do consumo de álcool e drogas têm sido uma saída para empresas que buscam minimizar os efeitos da dependência química no ambiente corporativo. O Imtep – referência em saúde empresarial, desenvolveu o PADI – Programa Álcool e Drogas Imtep, que justamente tem como objetivo sensibilizar os funcionários sobre esses riscos e, ao mesmo tempo, estimular a procura espontânea por ajuda.

Julyana Andrade Vieira, coordenadora da Unidade de Qualidade de Vida do Imtep, explica que o PADI tem por finalidade fornecer suporte às empresas desde a prevenção até a reabilitação dos colaboradores que apresentam envolvimento com substâncias químicas, lícitas ou ilícitas. Julyana afirma que, ao implantar o PADI, a empresa se propõe a tratar desse tema com mais responsabilidade, uma vez que está prevista uma série de ações que permite a conscientização e desmistificação do assunto.

“É preciso criar uma cultura dentro da empresa que permita tratar do tema mais abertamente, e também abrir canais de ajuda ao colaborador que facilitem o acesso ao tratamento, sobretudo precocemente”, observa Julyana. Ela acrescenta que o PADI faz isso: promove palestras e treinamento de líderes, realiza oficinas e oferece a possibilidade de percepção dessa problemática em caráter preventivo. “Quando o problema já está avançado, a empresa conta com uma equipe especialista para uma abordagem eficaz ao trabalhador dependente químico”, explica a psicóloga.

O PADI do Imtep tem duração de 12 meses e conta com uma equipe multidisciplinar especializada. Fornece uma gama extensa de ações que engloba desde a formulação da política inerente ao tema até a possibilidade de realização de exames toxicológicos. Entre os benefícios concedidos pelo programa, Julyana destaca a procura espontânea do colaborador por ajuda e a melhoria da segurança e da saúde do trabalhador, impactando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho.

Informações mais detalhadas do PADI podem ser obtidas em www.imtep.com.br ou pelo email qualidadedevida@imtep.com.br e, ainda, pelo telefone (41) 3304-9841.

Sobre o Imtep – Há 19 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços, Saúde Ocupacional, Cursos e Treinamentos e Qualidade de Vida.

Imtep – Rua Emiliano Perneta, 297 – 20º, 21º, 23º andares – Centro – Curitiba – Paraná
Telefone/fax – (41) 3304-9800 – www.imtep.com.br

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