Vendas de veículos no Paraná fecham 2013 em alta

O total de 2013 ficou em 375.125 unidades emplacadas, contra 371.704 em 2012. O mês de dezembro cresceu 18,60% sobre novembro, passando de 29.047 unidades para 34.449.

De acordo com o gestor das entidades, Luís Antônio Sebben, o ano encerrou dentro das expectativas, considerando o desempenho da economia. “Tivemos o incentivo da redução do IPI até o final de dezembro, aliado à queda da inadimplência e promoções das concessionárias de veículos, foram fatores que colaboraram para o bom desempenho do setor. Mesmo mostrando dificuldades em alguns segmentos, o total comercializado está dentro da média mensal de 30 mil unidades, o que demonstra estabilidade”, afirma.

Previsões 2014

Sebben afirma que o desempenho do primeiro bimestre de 2014 deve ser menor, devido à volta da cobrança do IPI e devido aos gastos do início do ano, que tradicionalmente afetam investimentos maiores da população, tais como: escola, IPTU, IPVA, cartão de crédito e viagens. “Com certeza, teremos queda nas vendas do PR, que deve voltar a aquecer em março”, explica.

Além disso, o gestor, bem como os empresários do setor no Estado, acredita que o ano de 2014 deve crescer em torno de 1% sobre 2013, já que haverá menos dias úteis de vendas devido aos jogos da Copa do Mundo. “Entretanto, acreditamos em outros fatores positivos, como o aluguel de carros, crescimento na manutenção e reparos dos veículos devido ao aumento das viagens da população por conta dos eventos e investimentos devido à eleições. Com a queda na inadimplência e crescimento da confiança do consumidor na economia, há possibilidade também de um cenário mais favorável”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *