A unidade de negócio Cursos e Treinamentos do Imtep, referência em gestão de saúde empresarial, informa que está definido o cronograma de cursos direcionados à formação e reciclagem de membros de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para 2014. A primeira edição do curso para este ano acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro. Nos meses de fevereiro e março o curso será realizado de 17 a 21; em abril de 7 a 11; em maio de 12 a 16; e em junho de 9 a 13.
As aulas serão ministradas por profissionais em enfermagem do trabalho e técnico de segurança no trabalho. No conteúdo, todas as informações pertinentes ao trabalho da comissão, fatores de acidentes de trabalho, doenças e riscos ocupacionais, inspeções de segurança e princípios básicos de prevenção e combate a incêndios. O curso do Imtep também atende os requisitos da NR-5 – norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, que estabelece os procedimentos para a composição, instalação e funcionamento da CIPA.
O curso da CIPA será ministrado das 8 às 12 horas, no Edifício Comercial Emiliano, no centro de Curitiba, e as inscrições podem ser feitas pelo endereço treinamentos@imtep.com.br. Mais informações: (41) 3035-9854.
Balanço
De acordo com Maria Cristina Gomes dos Santos, coordenadora da unidade de negócio Cursos e Treinamentos, durante 2013 foram realizadas 16 edições do curso para membros da CIPA, totalizando a participação de 400 pessoas. Maria Cristina coloca que, por ser a CIPA uma ferramenta de extrema importância na prevenção de acidentes, é relevante que seus membros estejam sempre atualizados com o assunto, porque eles têm a responsabilidade de desenvolver ações de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, garantindo a segurança e promovendo a saúde do trabalhador. A CIPA também é responsável pela organização da semana interna de prevenção de acidentes que acontece nas empresas todos os anos.
Sobre CIPA – De acordo com a NR-5 do Ministério do Trabalho, toda a empresa com 50 ou mais funcionários é obrigado a organizar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que deve ser composta por representantes dos funcionários e do empregado. Entre as atribuições da CIPA estão: identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar mapa de riscos e plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; e realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Sobre o Imtep – Há 19 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços, Saúde Ocupacional, Cursos e Treinamentos e Qualidade de Vida.