O Imtep, referência em saúde empresarial, desenvolveu o Programa de Elaboração e Capacitação para Operação Segura dos Operadores de Máquinas e Equipamentos, que está disponível para o mercado corporativo. A iniciativa atende os dispositivos previstos no anexo II da NR 12 – norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, que define regras e medidas de proteção que garantam a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
De acordo com Maria Cristina Gomes dos Santos, coordenadora da unidade de negócios Cursos e Treinamentos do Imtep, a iniciativa se justifica ao ser considerado que os acidentes de trabalho no Brasil são responsáveis por um gasto anual de R$ 71 bilhões, somando as despesas com saúde, reabilitação profissional e prejuízos causados às empresas e trabalhadores, de acordo com levantamentos do Ministério da Previdência e Assistência Social. Ainda, segundo a pesquisa, as máquinas e equipamentos são os principais causadores de grande parte destes acidentes com afastamento do trabalho e incapacitação permanente.
O Anexo II da NR-12 prevê a capacitação para operação segura de máquinas e permite habilitação adequada do operador para trabalho seguro. O programa trata-se de uma capacitação com carga horária de 8 horas. Segundo Maria Cristina, o participante recebe informações sobre descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e medidas de proteção, inspeção e manutenção, proteção na utilização de máquinas e equipamentos, segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes, métodos de trabalho seguro, sistema de bloqueio e funcionamento de máquina e equipamento durante operação de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção, prática de operação com segurança.
Cabe lembrar que a NR-12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Dentro dos métodos de controle adotados para garantir a segurança no trabalho estão definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas, treinamento documentado de todos os empregados envolvidos, e a projeção e instalação de sistemas de segurança, os quais compreendem proteções físicas fixas e móveis, dispositivos de monitoramento, circuitos de acionamento e dispositivos mecânicos, todos instalados de forma redundante e monitorados por interface de segurança certificada conforme a categoria de risco avaliada. Maria Cristina coloca que a norma se aplica a todas as atividades econômicas, ou seja, toda e qualquer empresa que possua equipamentos ou fluxos de trabalhos que apresentem riscos ao empregado devem tomar as medidas cabíveis para garantir a saúde e a integridade do mesmo.
As empresas interessadas em implantar o programa podem solicitar mais informações pelo email treinamentos@imtep.com.br ou (41) 3304-9838.
Sobre o Imtep – – Há 19 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços – terceiriza mão de obra para serviços de saúde e segurança, gerencia ambulatórios, disponibilizando insumos, recursos, equipamentos e medicamentos, conforme a necessidade do cliente; Saúde Ocupacional – oferece serviços direcionados à medicina e segurança do trabalho; Cursos e Treinamentos – ministra cursos e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo instrutores qualificados, recursos e material didático; e Qualidade de Vida – desenvolve ações, projetos e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ênfase no bem-estar do trabalhador e na eficácia organizacional.