Pêssanka, ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil foi lançado na última sexta-feira (15), na sede do Clube Ucraniano, no município de União da Vitória. O livro é resultado de projeto financiado pelo edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e execução do Folclore Ucraniano Kalena. O lançamento da obra teve apoio da Academia de Cultura Precursora da Expressão – Acupre.
De acordo com o coordenador do livro, Vilson José Kotviski, os objetivos da publicação são resgatar, difundir, transmitir e preservar esta secular tradição ucraniana. “Durante o ano passado, a equipe do projeto visitou 20 colônias ucranianas no Paraná e Santa Catarina, buscando na memória dos imigrantes e descendentes os processos de feitura das pêssankas”, explicou. A iniciativa também realizou oficinas que ensinaram as técnicas da escrita nos ovos, com a participação de 380 alunos. O livro contém 146 páginas que mostram em textos e fotografias da arte que chegou ao Brasil no fim do século XIX por meio da imigração ucraniana.
Kotviski destacou que o projeto contou com o envolvimento de mais de 500 pessoas. “A obra traz a público as etapas de desenvolvimento e os resultados do projeto. Acreditamos que poderá contribuir para a valorização da cultura dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, bem como fortalecer os laços comunitários, a continuidade da arte da pêssanka e o desdobramento de futuras pesquisas”.
A solenidade de lançamento do livro contou com a presença do historiador Juliano Martins Doberstein, do Iphan do Paraná, do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, do presidente da Representação Central Ucraniana-Brasileira, Vitório Sorotiuk, da cantora Ruslana, uma das vozes mais populares do cenário musical da Ucrânia, membros do Folclore Ucraniano Kalena, da equipe do projeto do livro, moradores e do folclore infantil do grupo Kalena, que fez demonstrações da dança típica ucraniana.
Para Juliano Doberstein, o universo descrito no livro possibilita o registro das tradições ucranianas para as futuras gerações e ainda representa o resgate e o fortalecimento desses costumes. Vitório Sorotiuk lembrou que a obra é uma forma de preservar a cultura da Ucrânia no Brasil. Disse que, a partir desta iniciativa e de outras que já existem, visando à preservação da cultura ucraniana, solicitará que as pêssankas, a exemplo da capoeira e do samba, sejam reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro. O prefeito Pedro Ilkiv afirmou que a publicação será uma referência da cultura ucraniana no Paraná e um incentivo para os jovens preservá-la.
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
FICHA TÉCNICA
Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil
Coordenação geral dos textos – Vilson José Kotviski
Fotografias – João Marcos Hunhevicz e Lucio Kurten dos Passos
Capa e produção gráfica – Luciane Mormello Gohl e Fernando Cesar Gohl
Acompanhamento técnico e revisão de textos – Janaína dos Santos Moscal, Juliano Martins Doberstein e Lia Mity Ono
Impressão – Gráfica Editora Kaygangue Ltda
146 páginas
ISBN 978-86-89625-32-6
Sobre o IPHAN-PR – A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional do Paraná – IPHAN surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª Coordenação Regional de São Paulo. A sede da Superintendência está localizada em Curitiba, sendo um dos mais expressivos exemplares da arquitetura paranaense de madeira, característica da imigração europeia no estado. Realiza inventários, estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio cultural, obras de restauração e fiscalização de bens tombados e sítios arqueológicos, bem como atividades de Educação Patrimonial, promoção e difusão do patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes. Atua em área multidisciplinar, mobilizando os campos de conhecimento da História, Arquitetura, Arte, Antropologia, Arqueologia e Educação. O IPHAN-PR fica na Rua José de Alencar, 1 808, no Bairro Juvevê – (41) 3264-7971.
http://iphanparana.wordpress.com/
www.iphan.gov.br