Livro sobre pêssankas contribui para a preservação e difusão da cultura ucraniana no Brasil

Pêssanka, ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil foi lançado na última sexta-feira (15), na sede do Clube Ucraniano, no município de União da Vitória. O livro é resultado de projeto financiado pelo edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e execução do Folclore Ucraniano Kalena. O lançamento da obra teve apoio da Academia de Cultura Precursora da Expressão – Acupre.

 

De acordo com o coordenador do livro, Vilson José Kotviski, os objetivos da publicação são resgatar, difundir, transmitir e preservar esta secular tradição ucraniana. “Durante o ano passado, a equipe do projeto visitou 20 colônias ucranianas no Paraná e Santa Catarina, buscando na memória dos imigrantes e descendentes os processos de feitura das pêssankas”, explicou. A iniciativa também realizou oficinas que ensinaram as técnicas da escrita nos ovos, com a participação de 380 alunos. O livro contém 146 páginas que mostram em textos e fotografias da arte que chegou ao Brasil no fim do século XIX por meio da imigração ucraniana.

Kotviski destacou que o projeto contou com o envolvimento de mais de 500 pessoas. “A obra traz a público as etapas de desenvolvimento e os resultados do projeto. Acreditamos que poderá contribuir para a valorização da cultura dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, bem como fortalecer os laços comunitários, a continuidade da arte da pêssanka e o desdobramento de futuras pesquisas”.

A solenidade de lançamento do livro contou com a presença do historiador Juliano Martins Doberstein, do Iphan do Paraná, do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, do presidente da Representação Central Ucraniana-Brasileira, Vitório Sorotiuk, da cantora Ruslana, uma das vozes mais populares do cenário musical da Ucrânia, membros do Folclore Ucraniano Kalena, da equipe do projeto do livro, moradores e do folclore infantil do grupo Kalena, que fez demonstrações da dança típica ucraniana.

Para Juliano Doberstein, o universo descrito no livro possibilita o registro das tradições ucranianas para as futuras gerações e ainda representa o resgate e o fortalecimento desses costumes. Vitório Sorotiuk lembrou que a obra é uma forma de preservar a cultura da Ucrânia no Brasil. Disse que, a partir desta iniciativa e de outras que já existem, visando à preservação da cultura ucraniana, solicitará que as pêssankas, a exemplo da capoeira e do samba, sejam reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro. O prefeito Pedro Ilkiv afirmou que a publicação será uma referência da cultura ucraniana no Paraná e um incentivo para os jovens preservá-la.

Coordenador do livro, Vilson José Kotviski Bebel Ritzmann

Historiador Juliano Martins Doberstein, do IphanBebel Ritzmann

Prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo IlkivBebel Ritzmann

Pêssankas produzidas pelos alunos das oficinasBebel Ritzmann

Solenidade de lançamento do livro no Clube UcranianoBebel Ritzmann

Cantora Ruslana, da UcrâniaBebel Ritzmann

FICHA TÉCNICA
Pêssanka – ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil
Coordenação geral dos textos – Vilson José Kotviski
Fotografias – João Marcos Hunhevicz e Lucio Kurten dos Passos
Capa e produção gráfica – Luciane Mormello Gohl e Fernando Cesar Gohl
Acompanhamento técnico e revisão de textos – Janaína dos Santos Moscal, Juliano Martins Doberstein e Lia Mity Ono
Impressão – Gráfica Editora Kaygangue Ltda
146 páginas
ISBN 978-86-89625-32-6

Sobre o IPHAN-PR – A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional do Paraná – IPHAN surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª Coordenação Regional de São Paulo. A sede da Superintendência está localizada em Curitiba, sendo um dos mais expressivos exemplares da arquitetura paranaense de madeira, característica da imigração europeia no estado. Realiza inventários, estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio cultural, obras de restauração e fiscalização de bens tombados e sítios arqueológicos, bem como atividades de Educação Patrimonial, promoção e difusão do patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes. Atua em área multidisciplinar, mobilizando os campos de conhecimento da História, Arquitetura, Arte, Antropologia, Arqueologia e Educação. O IPHAN-PR fica na Rua José de Alencar, 1 808, no Bairro Juvevê – (41) 3264-7971.
http://iphanparana.wordpress.com/
www.iphan.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *