Ônibus passa a atender em todas as regionais de Curitiba

O prefeito Gustavo Fruet destacou que este serviço é um dos programas que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura para dar boas condições de acessibilidade a todos os cidadãos. “Nossa gestão tem um olhar comprometido com a acessibilidade. Todas as obras da cidade serão feitas com esse olhar”, disse Fruet.

Programa

O Acesso foi criado para conduzir as pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionado aos aspectos motor, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes. É um serviço porta a porta, ou seja, apanha os usuários em suas residências, levando-os diretamente aos serviços de saúde para consultas, exames, habilitação e reabilitação e, após o atendimento, reconduz às suas residências. O ônibus é totalmente acessível, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência.

O primeiro ônibus entrou em atividade no Pinheirinho, em março, como um projeto-piloto. No começo de julho passou a operar em mais quatro regionais e agora atende toda a cidade. “A demanda tem aumentado muito. Conseguimos divulgar o serviço em todas as regionais, com a ajuda dos CRAS, e com isso cadastrar um bom número de usuários”, disse Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.

O cadastro dos usuários está sendo feito, no horário comercial, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Informações sobre o endereços dos CRAS e CREAS podem ser obtidos no site www.fas.curitiba.pr.gov.br.

Prefeito Gustavo Fruet disse que o serviço oferece condições de acessibilidade a todos os cidadãos Maurilio Cheli/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *