Uma forma poética de narrar um surto psicótico para mostrar o elo entre normal e loucura. Assim é “Agora Quero Apito!”, da mineira Dalva Soares de São José, há 20 anos radicada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. “Agora Quero Apito!” é o segundo título da autora publicado pela Arte Editora, de Curitiba. O primeiro “Luz e sombras”, de 2012, é um relato surpreendente de suas próprias vivências psicóticas. Após lecionar por 25 anos Letras-Espanhol, Dalva passou a sofrer com este problema de saúde. Retirou-se das escolas para tratamento e começou a pintar e a escrever. “O processo da escrita e da produção de obras de arte me deram força para superar as crises”, destaca a escritora. O lançamento de “Agora Quero Apito!”, com tarde de autógrafos, será no dia 8 de setembro, às 17h30, na Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, que acontece na Praça do Mitre, de 30 de agosto a 8 de setembro.
Ficha técnica:
“Agora Quero Apito!”
Autora: Dalva Soares de São José
Arte Editora, 2012
144 páginas
Preço sugerido: R$ 18,00
ISBN 978-85-65515-03-0
Sobre o livro – “Agora Quero Apito!” traz relatos sobre como a autora conseguiu reorganizar sua vida enquanto se recupera de problemas de saúde. Ela adoeceu em 2007 e descobriu que tinha “asas para voar”. O livro mostra como aceitar a realidade, assumir novas atividades, mudar completamente o cotidiano para adaptá-lo à realidade que a vida lhe apresentou. No primeiro livro “Luz e sombra – Relatos de vivências psicóticas” a autora se expõe completamente e compartilha suas vivências. No segundo, tenta pela escrita, reorganizar a vida sendo protagonista de sua história e não vivendo mais sob o jugo das alucinações.
Sobre a autora – Dalva Soares de São José nasceu em Santa Rosa (MG) e há 20 anos mora em Foz do Iguaçu (PR). Lecionou Letras-Espanhol durante 25 anos e suspendeu suas atividades para passar por tratamento de saúde. Acometida de problemas psicológicos, Dalva passou a sofrer de crises psicóticas. Autora de “Luz e sombras – Relatos de vivências psicóticas”, de 2012, e “Agora Quero Apito!”, ambos editados pela Arte Editora.
Sobre a editora – Conduzida por Audrey Farah, a Arte Editora foi fundada em maio de 2000, no interior do Paraná, com a publicação de periódicos locais. De 2002 a 2004, publicou em Curitiba o jornal-revista “Manifesto Arte”, com tiragem de oito mil exemplares. Em 2005, publica o livro de contos e crônicas “Águas Silenciosas”, do escritor Chico Guil, “Prudentópolis 100 Anos” (2006 – de Chico Guil, Audrey Farah e Josué Corrêa Fernandes), “Irati 100 Anos” (2008 – de Chico Guil e Audrey Farah) e “São Mateus do Sul 100 Anos” (2012 – Audrey Farah). Em 2012, a Arte Editora publica “Luz e sombras – Relatos de vivências psicóticas”, de Dalva Soares de São José. Em setembro, lança as obras “Agora Quero Apito!” (de Dalva Soares de São José) e “Os Bons Hervaes – Crônicas de uma Cidade” (de Luiz Antonio Cantor Magnani). Ainda para este ano, está programado o lançamento de “As Linhas de Prudentópolis” (Chico Guil) e “Maria Gralha e Zé Pinhão – em busca do peixe de sete cores”, primeiro livro infantil de Audrey Farah e ilustrado por Luiz Rettamozo.
Arte Editora – Rua Thereza Darif, 203 – Pilarzinho – Curitiba – PR – fones 3332-6067 e 9710-4520 – www.arteeditora.com.br.