Ou seja, imagem pode ser entendida não apenas pelo que a empresa é realmente, mas também de como a empresa aparenta ser, como ela é percebida pelas pessoas. Por isso, é fundamental as empresas se preocuparem com sua identidade visual. Esses cuidados atualmente não ficam mais restritos apenas à papelaria, imagem do produto, site, prestadores de serviço e todas as ações relacionadas à comunicação.
Hoje, as empresas estão indo além, pois querem que a identidade esteja também vinculada à arquitetura e decoração das sedes, representantes ou escritórios. A recepção ou hall de entrada são cuidadosamente estudados e projetados para expressar a ideia de cartão de visita da companhia.
A primeira impressão de visitantes e clientes está justamente na recepção, pois é nesse espaço que elas irão sentir o que a empresa poderá fazer em seu favor. Em projetos para corporação do ramo de investimentos, por exemplo, é necessário passar segurança para as pessoas logo na entrada, por serem locais onde são decididos destinos financeiros, que envolve por vezes muito dinheiro.
Com o trabalho de arquitetura se cria o cenário perfeito para a chegada, quando uma recepcionista recebe o visitante de forma agradável, oferecendo um café. O ambiente determinará se a empresa irá sair na frente na conquista do cliente. Não importa o tamanho, a recepção é fundamental e deve ser confortável e aconchegante.
O logo, que é o símbolo maior da empresa, precisa ser a primeira coisa que o visitante vê logo ao chegar. Há também como marcar pontos da área comercial com esse logo, de forma criativa, nem que seja com as cores. Esse é um jogo de marketing para que a companhia esteja com o cliente o tempo todo, enquanto estiver lá dentro, e a identidade ser bastante assimilada e gravada na mente das pessoas.
Além disso, os projetos para áreas corporativas devem ser exclusivos e feitos sob medida, atendendo a cada necessidade. Há como ser clean, sofisticado, moderno ou aconchegante, dependendo do que se propõe e de sua identidade visual. Por exemplo, em locais onde o cliente pode ter que esperar um pouco, a iluminação indireta dará mais aconchego. Para dar uma sensação de ampliação, o projeto pode incluir o uso espelhos, vidros, e a iluminação deve trazer essa amplitude.
Nem sempre a recepção precisa seguir a arquitetura da fachada do prédio ou da casa. Muitas vezes a área externa é clássica e o hall de entrada um pouco mais moderno. O importante é as pessoas se sentirem bem ao entrar no espaço.