Atualmente 87 corretores de imóveis trabalham na Crecicon no Paraná, os mesmos são assistidos pelo coordenador estadual Renato Luhr. As audiências são realizadas na Sede do Conselho, em Curitiba, e nas nove delegacias regionais em: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava e Matinhos.
A prática é executada de forma simples. O denunciante que se considerar prejudicado por um corretor ou imobiliária vai até o Conselho e narra os fatos, a partir disso gera-se uma denúncia em que as partes envolvidas são intimadas para a audiência conciliatória, com o prazo máximo de 30 dias. Todas as sessões são acompanhadas por um agente público que assessora e lavra os termos.
Lurh relata que, desde que assumiu a coordenadoria estadual, no início de 2013, busca divulgar mais a função da comissão. “A Crecicon funciona muito bem aqui no Paraná, mas precisamos alertar mais as pessoas sobre as suas atribuições, muitos não recorrem ao Creci-PR porque desconhecem as audiências conciliatórias, com isso, perdem a possibilidade de solucionar seus problemas sem ter que, necessariamente, recorrer a justiça”.
Em 2011 a Crecicon foi deferida pelo Prêmio Innovare, ou seja, mostra que a iniciativa ajuda a desburocratizar a justiça e evita que a discussão vá até o Poder Judiciário.
O presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, afirma que o projeto foi implantado em 2004 e que desde então já realizou 956 audiências. “A tentativa de conciliação dentro das instalações do Conselho consegue, na maioria das vezes, resolver rapidamente um problema e acaba por diminuir o número de processos administrativos”.