Ação ecológica no Barigui conta com participação de orientistas

Mais de 250 pessoas participaram de competição de orientação, realizada no último domingo (19), no Parque Barigui, coordenada pelo Clube de Orientação de Curitiba. Para quem não conhece, orientação é uma moderna modalidade esportiva, na qual o atleta percorre, no menor tempo possível, todos os pontos de controle traçados no mapa da atividade, apenas com ajuda de uma bússola. A atividade foi coordenada por Luciano Oliveira, presidente do Clube.

No Brasil, a orientação surgiu na década de 70 e, hoje, conforme dados da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com sede em Santa Maria (RS), há mais de 13 mil orientistas no Brasil, que praticam o esporte em quatro vertentes: competitiva, ambiental, pedagógica e turística.

Paralelamente à competição, os orientistas fizeram coleta de lixo reciclável em trilha dentro do parque, uma iniciativa coordenada pelo Instituto Tecnológico Ambiental do Paraná – Itapar, e que contou com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança do Batel – Conseg Batel. A diretora do Itapar, Suelen Bordignon, realizou uma ação de educação ambiental colocando em exposição vários tipos de resíduos sólidos, explicando o descarte correto para cada um deles.

 Luciano Oliveira e Suelen Bordignon Bebel Rtizmann

Orientistas prontos para fazer a coleta de lixoBebel Rtizmann

Orientista percorre trilha no parque Clube de Orientação do Paraná

Lixo reciclável recolhido pelos orientistas Clube de Orientação do Paraná

Mais informações:
www.consegbatel.org.br
www.coc.site.com.br
www.orientaparana.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *