O presidente e o diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR), José Augusto Araújo de Noronha e Fabiano Augusto Piazza Baracat, participaram do 28º Encontro Nacional dos Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados. O encontro, promovido pela CONCAD (Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados), aconteceu nos dias 16 e 17 deste mês, no auditório Aldebaro Klautau, na sede da OAB Pará. O tema principal da reunião foi a discussão dos projetos de inclusão digital dos advogados a serem desenvolvidos pelas Caixas de Assistência, em parceria com as Seccionais e as Escolas Superiores de Advocacia dos estados.
O coordenador da CONCAD e presidente da CAA de Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, conduziu os trabalhos. Durante a reunião, o presidente Noronha apresentou a experiência de sucesso do projeto de inclusão desenvolvido no Paraná. “O projeto da CAA/PR foi escolhido pela CONCAD como modelo nacional. Foi sugerido inclusive que ele seja reproduzido nas demais CAAs para atender e capacitar os mais de 750 mil advogados brasileiros”, ressaltou o presidente da CAA/PR.
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado, esteve presente na reunião da CONCAD e ressaltou que desde o início do seu mandato o Conselho Federal está estabelecendo uma gestão inclusiva e participativa com as Caixas de Assistência. “O que importa é o advogado saber que a Caixa de Assistência está trabalhando junto ao sistema OAB para melhorar a sua vida”, afirmou o presidente, destacando a importância da inclusão digital para os advogados. “As Caixas de Assistências e a OAB têm como preocupação a necessidade da inclusão do advogado no sistema eletrônico, o que já vem sendo discutido também no colégio de presidentes das seccionais”, completou.
Durante o encontro, que aconteceu simultaneamente ao Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB e ao Encontro dos Coordenadores das Escolas Superiores de Advocacia, os presidentes e diretores das CAAs discutiram ainda a “Análise das Caixas de Assistência da Região Norte”, o funcionamento da “OAB Cred” e o funcionamento do “FIDA – Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados” para o atual triênio.
A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD) é um órgão do Conselho Federal da OAB que congrega as 27 Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil. Seus principais objetivos são integrar as CAAs através da troca de experiências, contribuir para que todas possam desenvolver-se de forma equilibrada e assessorar o Conselho Federal para proporcionar uma assistência qualificada aos mais de 750 mil advogados inscritos na OAB.