Orientações sobre cuidados com alagamentos e raios durante o verão

O engenheiro eletricista e consultor do Programa Casa Segura, Hilton Moreno, indica procedimentos e atitudes fundamentais para a segurança pessoal e do imóvel em épocas de muita chuva:

Nas ruas

É comum haver queda de fios da rede elétrica, provocada pela ruptura de cabos. Estes ficam dependurados e podem atingir pedestres nas ruas. Neste caso, fique atento para: não se aproximar em nenhuma hipótese desses cabos ou tocar qualquer tipo de fiação solta ou partida; a água absolutamente pura é isolante elétrica. A água das enchentes, porém, é impura e conduz eletricidade com facilidade. Dependendo da tensão (“voltagem”) da fiação da rede elétrica, a proximidade do pedestre imerso nessa água já pode ser perigosa ou fatal, mesmo que não toque na fiação. Se você estiver na água, a alguns metros do cabo de alta tensão que ainda não foi desligado, há sério risco de receber uma descarga forte. Nunca fique exposto em áreas abertas como praias, parques, praças, campos, etc. durante tempestades com raios, pois há o perigo real de ser atingido por uma descarga elétrica que pode até ser fatal.

Em casa

Durante a ocorrência de raios, forma-se uma sobretensão – tensão (“voltagem”) acima da normal, que se propaga pela rede elétrica da rua e pode chegar às residências. Neste cenário, a rede que normalmente funciona em 110 ou 220 volts pode receber uma descarga da ordem de milhares de volts (por exemplo, 5 mil volts ou até mais). É esse pico de energia que pode percorrer a rede elétrica do imóvel e queimar os aparelhos que estejam conectados nas tomadas, independente de estarem funcionando ou não. No momento de chuva forte com raios, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua; evite usar o telefone, a TV e a internet por cabo durante a chuva com raios, uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações.

No caso de chuveiro elétrico, evite tomar banho quando houver chuva com raios, pois, caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica elevada pode ser transferida para a água, colocando a pessoa em risco de choque elétrico grave. Embora a possibilidade deste tipo de acidente seja remota, não custa nada prevenir.

Os pontos de energia da residência que foram atingidos por uma inundação podem provocar dois efeitos posteriormente – oxidar as partes metálicas dos dispositivos elétricos ou deteriorar a isolação dos fios e cabos elétricos.   

Imediatamente após a inundação: desligue a chave geral do imóvel; faça uma limpeza de todos os pontos de energia afetados pela água, retirando o barro, limpando interruptores, tomadas, caixas, fiações, etc. para essa limpeza, não jogue água ou use produtos químicos; passe apenas um pano bem úmido e seque em seguida um pano seco, retirando todos os fiapos.

Segundo Moreno, a umidade contribui para a fuga de corrente que pode causar choque e, em situação crítica, até incêndios. “Em todos os casos, o recomendável é chamar sempre um eletricista qualificado para fazer uma vistoria da rede”, explica. Tais profissionais podem ser encontrados, por exemplo, no site www.sosaqui.com e no www.programacasasegura.org.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *