A negociação de um imóvel deve ser levada a sério. Vender o bem sem ajuda de um corretor imobiliário que atue em uma administradora de bens de confiança é mais difícil e implica alguns riscos. “O proprietário espera mais tempo para efetivar a venda, já que seus canais de divulgação atingem um pequeno público. Além disso, há menos possibilidade de visualização da oferta na internet, pois o anúncio não está vinculado a nenhuma imobiliária, e é preciso receber pessoas estranhas para visitar o imóvel sem a presença de um corretor, o que não é aconselhável”, observa.
A falta de experiência no mercado imobiliário também pode prejudicar o negócio. Quem não atua no ramo tem dificuldades para formular o preço final de venda, mesmo fazendo uma pesquisa sobre os valores dos imóveis da região. “A administradora conhece os bairros, as faixas de preço praticadas e conta com profissionais capacitados para avaliar o patrimônio e indicar o melhor valor. Assim, o proprietário pode estabelecer um preço justo, sem perder dinheiro e nem ficar com o bem encalhado por estar com valor acima do de mercado”, explica.
A documentação é um capítulo a parte, que deixa muita gente de cabelo em pé. Toda a parte burocrática deve ser analisada com cuidado para garantir uma negociação segura para ambos os lados. “É preciso verificar a situação dos documentos do imóvel. Ele deve estar regularizado no nome do proprietário atual, o registro deve estar correto e atualizado e a escritura deve estar registrada no cartório do Registro Geral de Imóveis da região. Quando o patrimônio fica sob a responsabilidade da administradora, toda a documentação é posta em dia”, ressalta.
Bárbara lembra que o contrato deve ser redigido de maneira clara e conter todas as cláusulas que validam a negociação. Copiar modelos disponíveis na internet é um erro que pode custar caro. “A internet facilita a vida em vários aspectos. Porém, neste caso, ela deve ser vista com desconfiança. Existem vários tipos de contratos diferentes na rede, mas não é possível saber qual foi elaborado por um profissional e se ele possui todas as informações necessárias para a efetivação da venda de um imóvel”, alerta.
Divulgação