Em 2011, 47 pessoas se acidentaram no estado devido ao contato com fios da rede elétrica, resultando em 16 mortes. No Brasil, foram 856 acidentes no período, com 315 mortes.
A campanha integra a 7ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica e mobiliza 46 distribuidoras ligadas à Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A intenção é alcançar cerca de 160 milhões de pessoas em todo o País.
A concessionária estima atingir diretamente cerca de 250 mil pessoas em todo o Estado, a partir de palestras educativas em escolas e canteiros de obras, anúncios em rádio, distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.
TENDÊNCIA DE REDUÇÃO
Para o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a repetição anual da campanha é importante para desenvolver na população uma atitude de prevenção dos riscos e reduzir o número de acidentes. “Os dados dos últimos onze anos mostram uma sustentada e significativa redução na gravidade e frequência dos acidentes no Brasil, decorrente não apenas da campanha de segurança, mas também das ações permanentes de orientação das distribuidoras”, afirma.
De acordo com a Abradee, a taxa de frequência, que expressa o número de acidentados no período de um ano, para cada milhão de habitantes, passou de 6,08 em 2001 para 4,44 em 2011 – redução média de 3,7% ao ano. Já a taxa de gravidade dos acidentes passou de 2.764 em 2001 para 1.797 em 2011, redução média no período de 4,3% ao ano.
Divulgação
PERIGOS
Conheça algumas dicas para evitar as principais causas de acidentes com energia elétrica:
Antena de TV: Para instalar ou consertar antenas, escolha um dia de tempo bom e um local longe dos fios da rede elétrica. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la.
Pipa: Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas, e jamais use fios metálicos ou cerol. Se ficar presa nos fios da rede elétrica, não tente soltá-la.
Construção ou Manutenção Predial: Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte um profissional capacitado.
Ligação clandestina: Quem faz ligação clandestina pode sofrer um grave acidente, além de colocar a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Se verificar algum tipo de ligação clandestina, ligue para a Copel no 800 51 00116.
Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.