Curitiba vai sediar Fórum Metropolitano

Monteschio foi convidado pelo presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da instituição, vereador Jorge Yamawaki (PSDB), para detalhar a atuação estratégica da secretaria aos parlamentares e promover uma maior integração entre os poderes Legislativo e Executivo nesta área. “A Secretaria de Assuntos Metropolitanos mantém um contato frequente com o vereador Jorge Yamawaki, que acompanha as nossas atividades. A reunião na Câmara é uma oportunidade para aumentar essa comunicação e levar o conhecimento das nossas ações aos demais parlamentares”, afirmou o gestor público.

“A Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos possui a missão de interagir com os outros 28 municípios que perfazem a Grande Curitiba, buscando respostas para as fragilidades notadas no território. Assim, discutimos a proteção dos mananciais, a poluição hídrica, a drenagem de rios e a recorrência de enchentes, ocupações irregulares,  políticas de segurança, geração de emprego e renda e mobilidade”, explicou Monteschio. Ele frisou a importância da união entre as cidades da região metropolitana para corrigir o atual panorama de desarticulação institucional em relação aos planos de desenvolvimento locais e regional.

Durante a reunião técnica com a comissão, Horácio Monteschio explicou que a secretaria tem acordos de cooperação técnica com dez municípios da região, com a possibilidade de elevar esse número com a adesão das cidades de Quatro Barras e Pinhais. Outros nove municípios mantêm com Curitiba acordos para a manutenção de Armazéns da Família. Para a integração da região, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos também promove eventos esportivos e culturais como a Corrida das Nascentes do Iguaçu, a Copa de Futebol da Integração Metropolitana e o seminário “Água para as cidades: respondendo o desafio urbano”. Além do presidente da comissão, Jorge Yamawaki, os vereadores Juliano Borghetti (PP) e Julião Sobota (PSC) prestigiaram a atividade“.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *