A desvalorização imobiliária vivenciada pelos americanos, diante da crise de 2008, fez com que os imóveis ficassem entre 30% e 40% mais baratos do que as ofertas no Brasil. Hoje, o valor do metro quadrado de um imóvel – pé na areia – na Flórida, fica em média, em R$ 3,5 mil enquanto no Brasil, o mesmo imóvel custa na faixa de R$ 6,5 mil, o metro quadrado.
Há oito anos, a corretora de imóveis Anamaria Velasquez vem se especializando no mercado imobiliário de luxo dos Estados Unidos. Fundadora e diretora da Nexxos Realty, imobiliária sediada em Miami, a empresária reside em Miami desde 2003, onde acompanha a dinâmica do segmento. Com uma sólida carteira de clientes na América do Sul, a Nexxos Realty agora aposta no approach com os brasileiros para potencializar um mercado já aquecido. “Acompanhamos a valorização do mercado imobiliário no Brasil e sabemos que, diante da valorização da moeda nacional, os brasileiros têm condições de fazer ótimos investimentos em Miami”, afirma.
Apesar desse movimento de investir fora, atualmente, não ser considerada uma novidade, a investida das imobiliárias americanas no Brasil, começa a chamar a atenção de quem está de olho nas oportunidades. “O brasileiro está com dinheiro e nossa oferta de imóveis de luxo é bastante atrativa. Entendemos que a crise que derrubou os preços é provisória, por isso apostamos na valorização do dólar que irá representar ganho para quem comprou”, explica Anamaria.
Segundo dados da Florida Realtors, associação que reúne os corretores de imóveis do Estado, os brasileiros representam mais de 8% dos compradores internacionais na Florida. Neste cenário, 47% dos brasileiros adquirem imóveis para passar férias. “Acredito que os curitibanos demonstram forte potencial de compra”, avalia a empresária.