Alerta para incidência da aranha marrom

Na reprodução a aranha-marrom é operosa. A cada desova libera até 80 indivíduos novos. Incrível que desde esse surgimento, pode sobreviver até dentro de baixas temperaturas de uma geladeira. Mas agüenta calor intenso de um telhado em verão de 50 graus.

Resistente, a aranha-marrom pode sobreviver meses sem água e sem se alimentar. Justamente fica mais agressiva quando está nessa fase, pois com instinto animal e carnívoro, sai para caçar. Apesar disso não é agressiva e só dá a picada quando espremida ou agredida.

Tem patas longas e afinadas, cobertas por uma espécie de pêlo fino. Graças a essa característica, consegue deslocamentos velozes. Preferem locais escuros e sem limpeza de residências e escritórios.

De acordo com o especialista em dedetização  Genésio Calixto da Silva, da Imunilar, as pessoas devem ter todos os cuidados com relação a gavetas, sapatos, roupas, atrás de quadros e mobiliário em geral, frestas de paredes em geral e madeirame de telhados. Estes são os locais preferidos da aranha-marrom. Ele recomenda que as pessoas limpem atrás de quadros, bancos, estantes e outros objetos pendurados na parede, usando  aspiradores de pó para eliminar teias que são os hospedeiros de aranhas, e onde ficam os ovos e filhotes. Também é necessário tampar todos os buracos e vazios das paredes e forro, bem como rodapés e cantoneiras.

A dedetização do ambiente também é muito importante, garante Genésio.

Picada pode levar à morte

Só muito depois que dá a picada da aranha-marrom é que a pessoa vai sentir dores. Geralmente 8 horas após. Para que possa identificar bem, é algo intenso como se fosse uma queimadura. Faz coceira e no local da picada surgem bolhas e necrose (morte) da pele com coloração escura.

Junto com essa manifestação o acidentado começa observar surgimento de vermelhidão no local, que também apresenta inchaço. Segue-se então quadro de febre, vômito, dor-de-cabeça. Longe do local afetado, pés, mãos, face, podem surgir edemas e o organismo indica mal estar geral, sonolência. Quase paralelamente vem a tontura e inchaços em outras partes do corpo. Se for um quadro muito grave, também são afetados os rins pela dor e inflamação, o coração e os pulmões, iniciando-se processo de anemia. São quadros que se não tratados levam à morte do paciente.

Diante de quadros com essas manifestações, só resta à pessoa tomar atitude urgente de procurar o Pronto Socorro ou um Serviço Municipal de Saúde. Geralmente estão preparados para atuar imediatamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *