Criatividade à flor da pele. Assim podem ser resumidos os ambientes projetados pelos profissionais para a mostra Morar Mais por Menos de 2011 e em exposição até 15 de novembro, num casarão do bairro São Francisco, região histórica da capital paranaense. Espaços acessíveis, sofisticados e, acima de tudo, sustentáveis. Os materiais utilizados vão desde pneus, canetas esferográficas, papelão, embalagens, móveis de demolição e antigos, produtos reciclados e muitos outros.
A infinidade de opções para a construção dos ambientes foi responsável pela variedade dos espaços que adotaram o conceito Condomínio Clube. A mostra apresenta inúmeros tipos de moradia, desde os espaços mais compactos, como apartamentos de 20 m², até os mais amplos, como casas de 200 m². Os visitantes podem conhecer soluções para ambientes residenciais, comerciais e corporativos, além de paisagismo. No total, são 58 ambientes assinados por mais de 90 profissionais locais.
São quartos, cozinhas, lavanderias, bares, salas de estar e de jogos, copas, spa, banheiros, lavabos, vinotecas, escritórios, estúdios fotográficos, jardins, hall, suítes, varandas. A quinta edição do evento ainda incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte econômico, ecológico e saudável, além de promover a igualdade social. Na entrada da mostra o bicicletário flexível – estrutura de madeira que foram salvas de caminhões tombados.
A iluminação é um show à parte e dá um toque especial aos ambientes. Nuances de cores, formas e materiais criaram uma luminosidade prática, de baixo custo e visando à economia de energia. Espaços de todos os tamanhos contrastam entre o moderno e o clássico, o rústico e o sofisticado. Mas elegantes, funcionais e originais.
Os arquitetos e designers receberam a missão de aproveitar e transformar os espaços do casarão em ambientes habitáveis e confortáveis, reaproveitando totalmente materiais, móveis esquecidos ou descartados, incentivando o consumo consciente. A gama de técnicas empregadas também impressiona e o resultado é incrível. O conceito de sustentabilidade tomou conta do local e tudo que se vê tem integração com a natureza, prezando pelo bem-estar das pessoas.