7ª Edição da Caminhada do Coração do Hospital Costantini incentiva população a praticar exercícios físicos

O Hospital Cardiológico Costantini realiza no próximo domingo (dia 25 de setembro) a 7ª Caminhada do Coração, evento que já faz parte do calendário da cidade e reuniu cerca de 15 mil participantes em 2010. Em alusão ao Dia Mundial do Coração (25 de setembro), o objetivo é incentivar a inclusão da prática de atividades físicas à rotina diária das pessoas.  “A realização de exercícios melhora a disposição e a autoestima, além de reduzir o peso e diminuir a incidência da hipertensão arterial. É um ciclo de bem-estar para a saúde, alimentado pela endorfina”, enumera o cardiologista Costantino Costantini, diretor geral do Hospital Costantini.

A gerente de marketing do Hospital Cardiológico Costantini, Debora Smolen, aponta que a caminhada surgiu diante da constatação de que as doenças cardiovasculares continuam ocupando o topo das patologias que mais fazem vítimas entre a população brasileira. Daí a necessidade de uma ação que auxiliasse na conscientização das pessoas. “Foi assim em 2005, quando realizamos a primeira edição em Curitiba”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 300 mil mortes no país todos os anos. “Combater o sedentarismo, que é um dos grandes vilões dessa estatística, é o principal objetivo da nossa contribuição à cidade, cujo evento se tornou um dos maiores encontros em prol da saúde pública”, avalia Costantini.

A largada está marcada para as 9h na Praça do Japão com chegada no Parque Barigui. O percurso será de aproximadamente 4 quilômetros.

Exercício democrático

Entre todas as atividades físicas, a caminhada leve destaca-se por ser uma das mais democráticas, que não exige investimentos elevados e apresenta baixo risco cardiovascular. “Para melhorar a saúde, o ideal é praticar o exercício diariamente, acompanhado de orientação médica para determinar o tipo de exercício e a frequência”, explica o diretor do Hospital Costantini.

O cardiologista cita que, entre os benefícios, estão a melhoria das taxas de colesterol, redução da pressão arterial, bem como o combate à depressão e a outros fatores de risco para ocorrências de eventos cardíacos.

Além de caminhar, é possível agregar algumas tarefas rotineiras para se exercitar durante o dia, como usar as escadas no lugar do elevador, dispensar a escada rolante dos shoppings e levantar para falar com o colega ao invés de chama-lo por telefone ou chats no computador. “A Caminhada do Coração é uma oportunidade para quem não pratica exercícios revisar seus valores e sua qualidade de vida”, conclui o cardiologista.

Benefícios da caminhada

  • Melhora a circulação
  • Combate a osteoporose
  • Afasta a depressão
  • Aumenta a sensação de bem-estar
  • Deixa o cérebro mais saudável
  • Diminui a sonolência
  • Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
  • Protege contra derrames e infartos
  • Previne diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

SERVIÇO:
Caminhada do Coração
Realização: Hospital Costantini
Data: 25 de setembro
Horário: 8h30
Local: Praça do Japão
Participação gratuita e não é necessário fazer inscrição
Informações: (41) 3013-9000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *