Campeonato Brasileiro em sala de aula

 

Todo apaixonado por futebol um dia já colecionou (ou ainda vai colecionar) figurinhas dos craques da bola; os mais entusiasmados até sonham em ver seus próprios rostos estampando os famosos álbuns da modalidade. Mas, para 1.300 estudantes de 11 a 14 anos de idade, ter suas imagens transformadas em artigo de colecionador é uma realidade: os alunos da 5ª à 8ª série do Colégio Positivo receberão, no dia 3 de agosto, os álbuns e o primeiro lote de figurinhas do Campeonato Brasileiro Positivo de Esporte e Cultura, um torneio educativo que envolve partidas de futsal e atividades culturais de História e Geografia.

O álbum traz em suas páginas informações sobre as 27 unidades federativas brasileiras, que surgiram das pesquisas dos próprios estudantes sobre os estados e o Distrito Federal. Já as figurinhas são compostas pelas fotos das 37 turmas que participam do torneio, cada uma defendendo um estado dentro das quatro linhas e, especialmente, em sala de aula, onde devem executar tarefas de pesquisa e de produção de materiais informativos. As atividades e o desempenho no futsal valem determinados pontos, cuja somatória determinará, em outubro, as duas turmas campeãs: uma no Colégio Positivo Júnior e outra no Colégio Positivo – Jardim Ambiental.

Atividades esportivas e de História e Geografia

A disputa no futsal acontece entre as turmas da mesma série, nas modalidades feminino e masculino. As partidas são realizadas diariamente, durante os intervalos das aulas, desde maio. No total, são 97 equipes, das quais 41 são femininas. Como as turmas puderam inscrever quantos times desejassem, respeitando os números mínimo e máximo de 7 e 10 atletas, diversos estados contam com mais de uma equipe de futsal.

Já na área cultural, fazem parte do cronograma de exercícios a confecção de diversos murais sobre os estados, abordando aspectos históricos, geográficos, ambientais e culturais, a criação de uma mascote e de um grito de guerra para cada turma, a apresentação do hino e de uma seleção musical das unidades federativas e a análise em vídeo dos problemas mais marcantes de cada estado, com propostas de resoluções para as dificuldades apontadas. Também integram o torneio gincanas de História e Geografia e quiz culturais.

Envolvimento dos estudantes

No dia a dia da competição, os estudantes demonstram aprovação à iniciativa. Para Yasmin Rocha Fotovat, da 5ª série, o mais interessante é que o torneio não gera rivalidade; ao contrário, estimula o trabalho em equipe. “No Campeonato Brasileiro, além de desenvolvermos os conhecimentos sobre os estados, a gente interage com outras turmas e conhecemos mais os colegas de outras salas. Aprendemos que, para ganhar, temos que conversar bastante e chegar a acordos, sem discussão.”

Matheus Henrique Padilha, da 8ª série, concorda. “Mesmo eu, que não gosto muito de futsal, acho a proposta muito interessante, pois colabora para o nosso aprendizado. É legal essa união entre o futebol, que mobiliza muito as pessoas no Brasil, com as questões pedagógicas”. O aluno ainda declara-se satisfeito por ter a oportunidade de mostrar aos colegas informações sobre o Acre, um estado que, segundo ele, se conhece pouco.

Segundo o professor Glaucio Neves Woellner, coordenador de Esportes e Cultura, a proposta permite o estímulo ao aprendizado científico e esportivo e amplia os relacionamentos entre os colegas. “As atividades coletivas com objetivos definidos, que buscam atingir metas, incentivam não apenas um maior envolvimento e comprometimento com as disciplinas, mas o desenvolvimento de habilidades e de valores como o espírito de equipe, que serão importantes na vida adulta, tanto em família quanto no mercado de trabalho”, diz.

Mais informações no hot site oficial do Campeonato Brasileiro Positivo: www.colegiopositivo.com.br/campeonatobrasileiro.

 

 

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