Manutenção periódica evita acidentes no inverno

A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão de fiscalização da Prefeitura de Curitiba, atua de maneira preventiva e alerta a população em relação aos riscos. Equipamentos mal regulados colocam em risco a segurança dos moradores, pois podem deixar vazar monóxido de carbono, causando intoxicações que levam à morte.

“Agora é uma boa época para fazer uma boa revisão e manutenção, mas esse trabalho deve ser feito por um técnico habilitado. Para maior segurança, o equipamento deve ser instalado em um ambiente arejado e com ventilação permanente”, disse a engenheira civil, Marjory Araújo de Freitas, coordenadora técnica da Cosedi.

De acordo com Marjory, a manutenção periódica faz com que os riscos de acidentes diminuam consideravelmente. A queima inadequada do gás em aquecedores mal regulados libera monóxido de carbono. A inalação do monóxido não é percebida, porque ele não tem cheiro nem cor, e provoca inicialmente o desmaio, podendo até matar. Além da intoxicação, o vazamento também pode provocar explosões.

Manutenção – A inspeção dos aquecedores deve ser feita anualmente. Cabe ao condomínio ou ao proprietário do imóvel solicitar a visita de um técnico habilitado para fazer a checagem.

O técnico também irá verificar se a chaminé está perfeitamente encaixada, ajustada e desobstruída, pois a queima de gás gera substâncias nocivas, que devem ser eliminadas por esse mecanismo.

Alguns itens observados pelo técnico são de fácil verificação e podem ser checados pelos moradores no dia a dia. A coloração da chama dos queimadores deve ser azulada. Se for amarelada é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados e, desta forma, consumindo mais gás.

Caso constate problemas mesmo após a visita do técnico, o morador pode solicitar uma vistoria da Cosedi para esclarecer dúvidas. O telefone para agendar a visita é o 156.

Dicas de segurança:

  • A instalação dos aquecedores deverá ser de acordo com a norma técnica brasileira;
  • A revisão dos aquecedores deve ser feita anualmente por um técnico habilitado que avaliará as condições do ambiente e dos equipamentos
  • Não utilizar a temperatura máxima do aquecedor sem necessidade;
  • Em viagens e ausências prolongadas fechar os registros;
  • Nunca usar fósforos e isqueiros para detectar vazamentos;
  • Sentindo cheiro de gás, fechar os registros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *