Secretária da Saúde responde aos leitores

O Morador – Secretária Eliana Chomatas, o jornal recebeu algumas indagações dos leitores sobre as obras do Hospital do Idoso e de quando será a sua inauguração?

Secretária de Saúde, Eliana Chomatas – Em primeiro lugar quero agradecer ao Jornal O Morador, por ser um canal aberto entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a comunidade, assim como da oportunidade de divulgar as ações da Secretaria Municipal de Saúde. As obras estruturais do Hospital do Idoso já estão concluídas e agora estamos adquirindo o Parque de Equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades de saúde do hospital. A prefeitura tem um planejamento, mas nem sempre, devido a vários fatores, conseguimos cumprir com os prazos estipulados.

O Morador – Quais seriam estes fatores, secretária?

Eliana  – Por exemplo, existe a questão de que contávamos com as emendas parlamentares, que iriam liberar recursos do governo federal, mas infelizmente, com o término do mandato do governo anterior, somente agora, em março é que houve a liberação dessas verbas. Veja bem, em cada mudança de governo, existe a necessidade legal de fechar as contas e nós entendemos isso, pois aqui em Curitiba, a prefeitura também precisa finalizar suas contas. As emendas orçamentárias para o Hospital do Idoso foram empenhadas em 2010, mas somente agora, o recurso financeiro no valor de 2 milhões de reais foi liberado para a compra de equipamentos.

O Morador – E em relação aos recursos municipais para a obra?

Eliana  – O Hospital do Idoso tem uma parceria com o Ministério da Saúde para a sua construção e para tal havíamos solicitado, no projeto, 19 milhões de reais para a aquisição de equipamentos, mas este pedido não foi acolhido e aí houve a necessidade de refazer toda a questão orçamentária e enxugar as contas, para poder então, redirecionar a verba existente, para podermos utilizar o dinheiro do tesouro municipal. Alguns equipamentos já foram comprados, como leitos, raio-x, mamógrafos. Outros conseguimos com a Secretaria Estadual da Saúde (dez respiradores). Agora, estamos aguardando a liberação de verba, concedida pelo falecido deputado federal Afonso Camargo, no valor de 2 milhões de reais. As emendas orçamentárias apresentadas pelos vereadores de Curitiba, já estão sendo utilizadas para a compra de material para o hospital. Então, além desses problemas mencionados, não posso deixar de ressaltar os os sustos, que “a mãe natureza” pregou em todos os moradores de nossa cidade, com a quantidade de chuvas que atingiu nossa cidade, no início de 2011.

O Morador – E quanto à inauguração?

Eliana  – Quero deixar claro à população que, quando for anunciada a inauguração do Hospital do Idoso, ele realmente será inaugurado. Não será uma obra somente no papel, ou capenga faltando de tudo um pouco. Ele realmente será inaugurado, com profissionais qualificados em todas as áreas, com equipamentos, com instalações dignas para o atendimento do idoso.

O Morador – Qual o prazo previsto para a entrega do Hospital do Idoso à população?

Eliana  – Estamos prevendo sua inauguração para a metade do segundo semestre de 2011, entre outubro ou novembro.

O Morador – O Hospital do Idoso conta com assessoria para a gestão hospitalar?

Eliana – Nós temos uma parceria com o Hospital Osvaldo Cruz, que é um hospital de excelência. Seus técnicos têm nos orientados em vários processos necessários para colocarmos em funcionamento o Hospital do Idoso.

O Morador – Nossos leitores também indagam sobre a destinaçãol do lixo hospitalar produzido pelas unidades de saúde. Os resíduos são despejados em aterro comum, onde várias pessoas sobrevivem coletando lixo reciclável e até alimentos para sobreviver?

Eliana  – Para os resíduos sólidos, que são infectantes (seringas, gases, esparadrapos, luvas, tampões etc.), existe uma legislação específica para a destinação deste material. Este material é recolhido, tratado e compactado, para depois ter a sua destinação final, que não é o aterro sanitário comum. A Empresa Cavo, que faz esta coleta, tem um local apropriado para este tipo de resíduo e nós já acompanhamos, sem que eles soubessem, o caminhão destinado para a coleta do lixo das unidades de saúde e constatamos o quão seguro é este processo de coleta e destinação dos resíduos sólidos infectantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *