A comerciante de uma loja de resistências elétricas, Hellen Ignatti, destaca que a melhoria das calçadas vai atrair mais fregueses. “Quando as pessoas caminham pela rua conseguem ver melhor os comércios de seus bairros. Isto vai acontecer na Marechal Floriano”, disse.
Mesma opinião tem o proprietário de uma loja de portas e janelas, Ribeiro Do Val. Para ele, a revitalização era esperada pelos moradores e comerciantes da região. O comerciante aposta que depois da obra completa, haverá melhoria no movimento das lojas.
A professora aposentada Irma Anna Plass acredita que a obra trará mais segurança para as pessoas idosas. Com 80 anos, a aposentada disse que o novo calçamento é mais seguro para os pedestres.
Em relação à segurança, a estudante Daiane de Oliveira compartilha da mesma opinião. A jovem leva seus sobrinhos para a escola todos os dias e a calçada com rampa e bem plana facilita na hora de levar as crianças.
Obras
Estão sendo recuperados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamento da avenida Marechal Floriano, no trecho entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos.
Serão investidos R$ 8,4 milhões nas melhorias da avenida Marechal Floriano Peixoto. O maior volume de recursos será na revitalização das calçadas, asfalto e ciclofaixas. Também será aplicado R$ 1,3 milhão na implantação de nova iluminação pública, com luminárias especiais para as calçadas e ciclofaixas. Serão usadas luminárias de alto rendimento direcionando toda a iluminação para baixo. Estas pistas especiais vão separar ciclistas e veículos, terão cor diferenciada e 3.486 metros de extensão.
O novo calçamento será antiderrapante, com guias rebaixadas, melhorando a acessibilidade pa-ra pessoas com deficiência e idosos. As calçadas serão blocos de concretos (paver) com desenhos em cinza e preto.