Tania Schaefer faz alerta sobre riscos da luz azul para visão

Vereador Serginho do Posto em exame de glaucoma durante Semana Plena Saúde 2010 Bebel Ritzmann
Na Câmara, oftalmologista alertou para riscos da lâmpada de halogênio metálicoBebel Ritzmann
A oftalmologista Tania Schaefer fez um alerta na Câmara de Curitiba, sobre os riscos que a maior utilização de lâmpadas de halogênio metálico traz para a visão. O tema foi abordado durante a Semana Plena Saúde 2010, envolvendo vereadores e funcionários da Casa de Leis, entre os dias 22 e 25 de novembro. Tania, que é presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec) e representante do Comitê Internacional de Trabalho e Visão no Brasil, proferiu a palestra a convite do setor de Medicina de Saúde Ocupacional (SMSO).

Cada vez mais utilizadas no mercado da construção civil, as lâmpadas são comuns em shoppings, supermercados e grandes escritórios, por serem econômicas e mais baratas. Segundo Tania Schaefer, a exposição prolongada a este tipo de lâmpadas pode levar à degeneração macular, uma doença mais comum na velhice, que escurece o centro do campo da visão. O problema está na intensidade com que o produto emite a chamada “luz azul”, um tipo particular de radiação que lesiona as células da retina.

“É importante tratar deste assunto na Câmara Municipal, pois ela possui meios de controlar a utilização do produto”, sugere Tania. Estima-se que, em 25 anos, o descontrole no uso da luz azul terá contribuído para que o número de pessoas que apresenta problemas de visão salte de 31% para 75% da população mundial.

 

Recomendações

Aos vereadores e funcionários da Câmara, a oftalmologista recomendou ambientes com distribuição homogênea da luz. A superfície dos móveis não pode ser brilhante e as janelas precisam de cortinas, para evitar fontes indiretas de luz que sobrecarreguem a visão e aumentem o cansaço. “Muitas vezes, uma iluminação inadequada faz com uma pessoa sem doença da visão termine o dia de trabalho cansada, com a vista prejudicada”, explicou a médica.

Para estações de trabalho utilizadas por mais de uma pessoa, ela sugeriu a higienização de teclados, mouse e monitor a cada troca de pessoal. Comer ao lado do computador também foi desaconselhado. “Se o ambiente não estiver limpo, o trabalhador pode estar exposto repetidamente a fontes de irritação e alergia”, explica.

Exames de glaucoma

Em sua segunda edição, a Semana Plena Saúde 2010, também colocou diversos tipos de exames à disposição dos trabalhadores da Câmara. Na oportunidade, a equipe da Clínica Tania Schaefer Oftalmologia realizou 96 exames de glaucoma. Ao longo de toda a semana também foram realizados 111 exames de glicemia, 149 de capacidade pulmonar, 152 de pressão arterial, além de quatro atendimentos para orientação nutricional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *