“O Neoville tem foco na classe média e classe média baixa e contará com diversos formatos de empreendimentos, tais como sobrados, terrenos e apartamentos econômicos no conceito de condomínio vertical. Para a criação do projeto arquitetônico dessas obras, contratamos escritórios como Realiza Arquitetura, Ricardo Amaral Arquitetos Associados e também Doria Lopes Fiuza. Essas parcerias refletem a preocupação com a estética, paisagismo, urbanismo e com a funcionalidade, além de demonstrar a intenção de que o Neoville seja atemporal”, expõe Fabiana Canet, diretora do Grupo Empresarial Canet.
A diretora explica que não deve haver um estilo arquitetônico predominante no Neoville, mas sim, um conjunto de várias propostas. “No entanto, todos os empreendimentos serão concebidos com suavidade e leveza de formas, nada muito carregado, sempre respeitando o limite construtivo e de interação entre as obras”, pondera. As construções – Valência Village, Plaza Madrid, Astúrias Village, Vila Tenerife e Barcelona Neoville – surgem para dar ao bairro um visual equilibrado e volumetria sem exageros, fazendo com que os imóveis “conversem” entre si harmoniosamente.
A Realiza Arquitetura é responsável por dois condomínios de sobrados – o Valência Village e o Vila Tenerife. O arquiteto e sócio-proprietário do escritório, Frederico Carstens, avalia que a empreitada é uma boa oportunidade para lançar tendências arquitetônicas. “Encontramos a vantagem de utilizar diversos conceitos, priorizando o clima familiar da proposta e fornecendo personalidade às construções”. Carstens acredita ainda que, em pouco tempo, o Neoville será um duto de mudanças significativas no entorno. “Com a consolidação do novo bairro, as localidades próximas também serão beneficiadas”.
Agregar mais valor à infraestrutura já implantada é um dos objetivos do arquiteto José Lopes, sócio-proprietário da Doria Lopes Fiuza, responsável pelo projeto dos apartamentos econômicos no empreendimento Barcelona Neoville – desenvolvido em parceria com a Thá Incorporadora, e com entrega prevista para 2013. “Identificamos muitas qualidades, que vão das características do loteamento aos parâmetros de uso e ocupação. Agora, nosso trabalho é evidenciá-las com projetos que estejam em consonância com a modernidade construtiva e com a preocupação ambiental”, afirma. Do ponto de vista da tipologia dos projetos, Lopes diz que a equipe trabalhou sobre as mais diversas vertentes.
Outro profissional que trabalhou no Barcelona Neoville foi o engenheiro florestal Felipe Reichmann, que desenvolveu o paisagismo do empreendimento. Segundo ele, o projeto é voltado à promoção do bem estar. “A principal forma de estruturação da paisagem criada é a arborização, que minimiza o impacto da grande área de estacionamento e serve como elemento unificador. A especificação de árvores nativas é também uma preocupação do plano. Muitas são frutíferas e servem de meio de atração da avifauna, levando um pouco da natureza para perto dos moradores”, coloca.
O escritório do arquiteto Ricardo Amaral projetou o condomínio de 20 sobrados Astúrias Village, além do Plaza Madrid, com terrenos em condomínios fechados de 200m² a 350m², prontos para morar. “Para esses projetos, trabalhamos com foco na contemporaneidade, na qualidade de vida e na sustentabilidade, lançando mão de tipologias diferenciadas”. O Plaza Madrid possui uma ampla área de lazer, equipada com salão de festas, complexo de piscinas e espaço fitness. Ricardo Amaral foi ainda responsável pelo planejamento máster do Neoville, que definiu sua vocação social e urbana para as diversas quadras, inclusive para comércio e serviços.
UM POUCO SOBRE A CANET JÚNIOR
Jayme Canet Júnior foi o sócio-fundador da empresa Habitação S.A., uma das construtoras curitibanas com maior projeção entre os anos de 1970 e 1980. Ao longo de 24 anos, a Habitação construiu dezenas de empreendimentos de alto padrão, entre eles alguns de destaque, como o Executive Center Everest e o Edifício Quebec. A tradição e a vocação para projetos de construção civil renovou-se e deu origem ao Grupo Canet Júnior. Hoje, o Grupo Empresarial Canet está à frente de iniciativas em diversos segmentos, colaborando para a mudança de hábitos urbanos e criando novos mercados.