“As novas obras atendem a pedidos da população, solicitados em audiências públicas, como mais creches e revitalização de praças. Outra obra importante é a construção da passarela metálica, que trará mais segurança aos moradores da região do Pinheirinho”, disse Derosso.
O investimento na passarela na Linha Verde será de R$ 1,75 milhão. O novo equipamento vai ligar as ruas Irene Dutra e Engenheiro João Bley Filho, nas proximidades do terminal de ônibus do Pinheirinho.
A passarela do Pinheirinho terá o mesmo padrão da que foi construída em frente ao Colégio Medianeira, ligando o Guabirotuba ao Prado Velho. Com estrutura metálica, pintada nas cores verde e cinza, ela terá iluminação (com lâmpadas de vapor de sódio de 400 W) e cobertura em telha de aço ondulada.
Terá extensão de 36 metros sobre a Linha Verde, com altura de 5,5 metros, largura de 3,5 metros e pé direito de 2,25 metros. O piso será em concreto desempenado e acabamento antiderrapante e haverá sinalização tátil de alerta.
O acesso será feito por escadas e, para atender às pessoas portadoras de necessidades, haverá rampas. Para segurança, será instalado guarda-corpo em aço patinável e fechamento em tela galvanizada.
Creches
Para a Educação, Derosso autorizou a construção de duas creches e a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Paranaense, no Alto Boqueirão. Os novos equipamentos serão construídos nos bairros do Xaxim (CMEI Duque de Caxias) e do Prado Velho (CMEI Prado Velho).
Ambos terão 599 metros quadrados e capacidade de atender 150 alunos, cada um. Os dois equipamentos terão salas de berçários, maternal e pré-escola, além de playground e solário.
O CMEI Jardim Paranaense será totalmente reformado, com melhorias nas instalações hidráulicas, elétrica e lógica. Nas três creches, a Prefeitura vai investir R$ 2,16 milhões. Até o fim do ano,a Prefeitura terá criado mais 3,5 mil vagas em creches.
Praças
Dentro do pacote de obras, foram abertas a licitações das revitalizações de praças e parques, com melhorias da iluminação, recuperação de áreas e espaços esportivos, reformas de calçadas e das áreas de acesso.
Na praça da rua Luiz França, no Cajuru, será feita a revitalização das quadra de futebol de areia, vôlei e de minifutebol. A antiga sede da associação de moradores será demolida e, no lugar, será construído um espaço comum, com vestiário.
No Parque Peladeiros, também no Cajuru, será recuperado o campo de futebol, com a colocação de alambrados e a construção de bancos de reservas, sem contar o novo paisagismo.
Na praça Bento Mossurunga, no Jardim das Américas, será remodelado o parquinho, reformadas as quadars esportivas, colocado novo calçamento, além da iluminação e do paisagismo.