Orientações sobre Circle Lenses

O que são circle lenses?
Tania Schaefer: “São lentes de contato grandes, que dão uma aparência maior aos olhos de seu usuário. Acredita-se que tenham surgido da Ásia, mais especificamente na Coréia do Sul, como item cosmético para “aumentar” os olhos dos orientais e imitar a expressão dos personagens de mangás (gibis de historinhas japoneses)”.

Como funcionam as circle lenses?

Tania Schaefer: “Ao contrário de lentes de contato padrão, que cobrem apenas a parte colorida do olho (íris), as circle lens se estendem um pouco até a área branca dos olhos, criando a ilusão de uma íris maior”, explica Tania.

Lady Gaga faz realmente uso das circle lens no “vídeo da música Bad Romance”?
Tania Schaefer: “Não podemos afirmar. De acordo com uma matéria publicada pelo The New York Times dessa semana, os olhos gigantescos da cantora eram um efeito especial gerado por computador. Mas isso não dissuadiu seus fãs (muitos em sua maioria adolescentes e jovens) a discutirem se ela está ou não utilizando uma “lente circular” e quererem imitá-la. Existem vídeos no Youtube que, até o momento, já receberam mais de 9 milhões de acessos nos últimos dias além, é claro, de levá-los aos consultórios de oftalmologia de diversas cidades brasileiras para pedir informações sobre ‘as lentes da Lady Gaga’. Está acontecendo uma procura impressionante”.

Há alguma recomendação para quem deseja usar as circle lens? O uso delas é perigoso?

Tania Schaefer: “A orientação que a SOBLEC sempre dá aos usuários de qualquer tipo de lente de contato é que faça uma consulta médica para avaliar as características de seus olhos e ter a certeza de que a anatomia deles permite o uso desse tipo de lente. Seja para uso cosmético ou corretivo, qualquer lente colocada no olho deve ter acompanhamento, pois seu uso indevido pode trazer sérias complicações, inclusive lesões na córnea que podem levar à cegueira. A população deve estar atenta também à forma de compra desse tipo de produto e não fazê-la livremente, seja em lojas físicas ou mesmo pela internet. Como a adaptação de lentes de contato é um procedimento exclusivo da profissão médica, toda e qualquer lente de contato é considerada um insumo pela atual legislação brasileira e, neste caso, legalmente, só o médico pode prescrevê-la para uso”, adverte Tania Schaefer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *