Segundo o deputado federal André Zacharow, que viabilizou através de emenda recursos na ordem de R$ 4 milhões para a execução do programa, o Ministério do Turismo pretende levar para as outras cidades sede da Copa, cursos de capacitação como este que vão ser realizados no Paraná. “Em minhas várias visitas ao Ministério percebi que o principal plano para a Copa formar recursos humanos, capazes de atender esta grande demanda de turistas que vai movimentar o Brasil”, disse. Segundo ele, o Programa de Qualificação quer desde já despertar a cultura da hospitalidade nas pessoas, para receber o turista com qualificação “e nada como belezas naturais como a dos Campos Gerais, como Guartelá e Vila Velha, que são comparadas a paisagens da Europa, para atrair os turistas.
Antes de apresentar os conteúdos que serão oferecidos aos participantes do Programa, o coordenador Márcio de Oliveira apresentou pesquisa realizada na cidade de Ponta Grossa, que identificou as principais lacunas no atendimento aos turistas. Os números apontam a necessidade de capacitação de taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, que são o público alvo do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná. “Há estimativas que apontam a vinda de um milhão de turistas ao país, e além de assistir jogos nas cidades sede, eles também vão conhecer outras regiões com atrativos turísticos e neste sentido o Paraná tem muito a oferecer, principalmente pela diversidade cultural de seu povo”, disse Oliveira.
Segundo o vice prefeito de Ponta Grossa, Rogério Serman, o Programa de Qualificação no Turismo soma-se aos esforços que o município vem fazendo para o fortalecimento do turismo local. A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza cursos de capacitação em parcerias com empresas e com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “A Copa serve de impulso, mas o principal é que as pessoas cresçam como seres humanos”, disse Serman. A secretária de Turismo Elisabeth Silveira Schimidt falou da importância no atendimento qualificado aos visitantes. “Este programa só acrescenta para fortalecer ainda mais o turismo em nossa região. Já desenvolvemos um programa regional, mas sempre é bom poder atender melhor e melhor o turista”, disse.
Também participaram do lançamento a vereadora Ana Maria Holleben, o presidente do Convention & Visitors Bureau Eldo Ramos Betolini, a diretora do Turismo Larissa M. Martins, as turismólogas Suellen Pavanelo da Silva (Carambeí) e Daniela Rosa da Silva (Tibagi) e o secretário de Turismo de Piraí do Sul Marcelo Siof. O lançamento aconteceu no início da tarde e em seguida, os coordenadores se encaminharam para Jagariaíva, que receberia no lançamento à noite.
SOBRE O PROGRAMA
O Programa de Qualificação no Turismo visa mobilizar e preparar os profissionais que serão envolvidos durante o Mundial de 2014, no Brasil. O projeto prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação e mobilização de profissionais das áreas de alimentação, transporte, hospedagem, eventos, saúde e segurança. Cerca de R$ 4 milhões foram destinados através de emenda do deputado federal André Zacharow ao projeto que coloca o Paraná como pioneiro a receber os conteúdos, que depois serão aplicados nas demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. A realização é do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba e tem como público alvo taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros. Estes profissionais vão receber conteúdo que inclui ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado. Está prevista a qualificação gratuita de 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância. As inscrições serão abertas após o segundo semestre.