De acordo com o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), José Augusto Alves Pinto, em dezembro o número de casamentos no Estado aumenta, em média, 40%. As razões para isso são diversas, entre elas o clima mais agradável do verão e também o fato de as pessoas terem mais dinheiro para programar as festas e viagens de lua-de-mel, coincidindo com a viagem de férias de fim de ano. “Criou-se o mito de que maio é o mês das noivas, numa designação influenciada pela Igreja Católica, que associou o mês da consagração de Maria como o mais propício para as cerimônias religiosas e a constituição da família. Mas atualmente os meses de novembro e dezembro se consolidam, cada vez mais, como meses preferidos pelas noivas para realização dos casamentos”, afirma.
Dados da Vara de Registros Públicos de Curitiba mostram que, no ano passado, nos meses de novembro e dezembro, o número de casamentos aumentou 38,31%. “Entre janeiro e outubro do ano passado, registrou-se em média 723 casamentos civis em Curitiba. Já em novembro e dezembro esse número passou para a média de 1172”, revela Alves Pinto.
Documentos
O procedimento legal do casamento é feito em um cartório e precisa da presença de duas testemunhas maiores de 18 anos, que atestem conhecer o casal e afirmem não existir impedimento legal que os iniba de casar. O processo de habilitação ao casamento civil fica pronto em aproximadamente 30 dias. Os documentos necessários são certidão de nascimento, Identidade e CPF (no caso dos solteiros), além de certidão de casamento com averbação de divórcio (para divorciados) e certidão de óbito do cônjuge (para os viúvos).