O diabetes é uma doença que se caracteriza pelo aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar os nutrientes que ingerimos em energia. É um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações: a pouca produção ou nenhuma de insulina e a resistência com a substância.
Segundo o clínico geral, especializado em nefrologia, do Hospital VITA Batel e VITA Curitiba, João Luiz Carneiro, a população deve ficar alerta para alguns sintomas que indicam a doença. “O paciente começa a sentir muita sede, tem excesso de forme, perda de peso, aumento de urina, tonturas, fraqueza e indisposição”, alerta. Além disso, o médico ressalta que após o surgimento dos primeiros sinais é necessário procurar um especialista para que seja iniciado o tratamento.
De acordo com o clínico geral, a doença reduz a expectativa de vida do paciente, e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida, como: alimentação rica em gorduras, falta de exercícios físicos, estresse ou ainda o fator da hereditariedade.
A Federação Internacional de Diabetes afirma que são 285 milhões de doentes no mundo, atingindo aproximadamente 7% da população adulta. Em média, quatro milhões de pessoas morrem anualmente e os principais países atingidos são pobres ou estão em desenvolvimento.
Dicas para identificar e prevenir a doença:
Fatores de risco
– Casos de diabetes na família (pais, filhos e irmãos);
– Sedentarismo ;
– Hipertensão arterial;
– Doença coronariana;
– Uso de medicamentos que aumentem a glicose;
Sintomas
– Vontade de urinar diversas vezes;
– Fome freqüente;
– Sede constante;
– Perda de peso;
– Fraqueza;
– Fadiga;
– Nervosismo;
– Mudanças de humor;
– Náusea;
– Vômito;
Como prevenir
– Ter uma alimentação saudável;
– Se manter no peso normal;
– Não fumar;
– Realizar atividades físicas regularmente;
– Controlar a pressão arterial;
Central Press
(41) 3026-2610