Ministros e técnicos dos três ministérios e também da Casa Civil declararam que o debate sobre o investimento do Governo Federal no Metrô Curitibano continuará em discussão durante reuniões técnicas. O primeiro trecho da Linha Azul tem uma extensão de 13km com 12 estações de embarque e desembarque, além do pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção.
Com base nas últimas informações apuradas pelas equipes que trabalham nos estudos e projetos de engenharia do Metrô Curitibano, Richa pediu o apoio do Governo Federal na implantação da linha, para a qual são necessários, de acordo com os levantamentos feitos até agora, R$ 960 milhões do Governo Federal, do total de R$ 1,440 bilhão necessário para o primeiro trecho.
No encontro, o Governo Federal garantiu para Curitiba recursos de R$ 152,9 milhões, para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), a ligação Aeroporto-Rodoviária, pela avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), e obras na avenida Cândido de Abreu, onde será implantada a primeira linha do ônibus Ligeirão, que ligará o Boqueirão ao Centro Cívico com menos pontos de parada.
Serão destinados R$ 68,2 milhões para o Sistema Integrado de Mobilidade: R$ 58,2 milhões para Curitiba e R$ 10 milhões para a Região Metropolitana. Dos R$ 79,8 milhões de investimentos para a ligação Aeroporto-Rodoviária, R$ 29,8 milhões virão para obras do Estado e R$ 50 milhões para as obras da Prefeitura de Curitiba, que incluem três trincheiras, nos cruzamentos com as ruas Henrique Mehl, Chile e Francisco H. dos Santos. Ao Governo do Estado cabe a trincheira da Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, obra que já está em execução. As obras na avenida Cândido de Abreu estão orçadas em R$ 4,9 milhões.
No caso da Avenida das Torres, a Prefeitura ainda fará uma análise técnica e econômica da possibilidade de relocação das torres de alta tensão, localizadas no canteiro central da avenida, atendendo à solicitação dos técnicos do Governo Federal. Richa também pediu um estudo quanto à possibilidade de o Governo Federal garantir recursos de R$ 15 milhões para a reforma da rodoviária de Curitiba.
O Sistema Integrado de Mobilidade prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; mais rapidez em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações-tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de outros componentes.
Também participaram da reunião em Brasília o gestor de Curitiba para a Copa 2014, Luiz de Carvalho; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver Almeida; o chefe do Gabinete do Prefeito, Deonilson Roldo; e o assessor de Projetos Especiais, Maurício Ferrante.
O secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Luiz Forte Netto, o chefe de gabinete do vice-governador Orlando Pessuti, Wilson Portes, e o coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Alcidino Bittencourt, que também participaram do encontro, defenderam a manutenção das obras do Corredor Metropolitano, conjunto de obras que foram pedidas para a Copa ao Governo Federal.