Somando 1.840 pontos, o surfista da cidade de Praia Grande, litoral sul do estado, assumiu o topo do ranking. “Não ganhei nenhuma etapa, entretanto, consegui manter uma constância nas três provas. Fui o único atleta que fez duas finais consecutivas no circuito”, pondera o campeão de 2009. Ferreira, de 26 anos, foi o quarto melhor nas duas primeiras disputas e ficou em nono na última. “Esse título representa o fruto de um longo trabalho”, afirma.
Com a vitória, ele já carimbou o seu retorno à elite do surf nacional, o SuperSurf. “Realmente eu não esperava me classificar pelo paulista, mas já estou comemorando e vou começar meus treinos visando a elite para o ano que vem”. Ricardo ingressou na primeira divisão do surf brasileiro em 2005, todavia, não conseguiu se manter para este ano, já que finalizou na 29ª posição no ranking de 2008. Somente os vinte e quatro primeiros permanecem no grupo.
Sua trajetória de sucesso no Circuito Maresia Paulista Pro começou na praia de Pitangueiras, no Guarujá. “Na primeira etapa, estava praticamente em casa, pois meus treinos acontecem lá com meu técnico Jorge Piai. Me senti seguro e confiante e teve altas ondas. Já em Maresias, tive uma boa participação mesmo com ondas pequenas. Me classifiquei para as oitavas que só iniciaram em Ubatuba, já que em Maresias, o campeonato foi suspenso por falta de ondas”.
“Em Ubatuba, o mar estava bem grande na sexta-feira quando recomeçou a segunda etapa e consegui chegar em mais uma final. Faltou pouco para vencer, pois precisava apenas de uma nota abaixo de quatro pontos. No sábado, início da terceira etapa, as ondas continuaram grandes e eu estava bem cansado, pois no dia anterior foi difícil varar a arrebentação e corri várias baterias. Só entrei no mar no domingo terminando na nona posição”, recorda o surfista patrocinado pela marca brasileira South to South.
Ao falar da conquista, ele diz que foi uma surpresa. “Em nenhum momento achei que fosse ser campeão. Só tive certeza quando acabou o campeonato”. Na verdade, Ricardo aumentou suas chances depois que ficou em quarto na segunda etapa, assumindo a vice-liderança do ranking. Já na etapa decisiva e com a saída de quem poderia estragar a sua festa, a nona colocação foi suficiente para ser coroado e faturar uma moto zero quilômetro oferecida pela rede de lojas Tent Beach e mais R$ 3 mil, prêmio em dinheiro doado pela Surf Trip.
Para visitar o site da South to South e conhecer a marca, atletas patrocinados e suas novidades, basta acessar: www.southtosouth.com.br