De acordo com a fisioterapeuta, é importante observarmos atentamente nossa postura, já que o problema é notado apenas quando a dor aparece ou quando alguma avaliação postural é realizada. “As pessoas não percebem que estão tortas, por isso, ao notar algum problema, é necessário procurar um especialista para avaliar o caso”. Além de ficarmos muito tempo sentados ou em pé, em postura que obrigatoriamente força a coluna, o sedentarismo também agrava o problema. “Antes, se fazia muita atividade física e hoje encontramos desculpas para fazermos de carro algo simples, que poderíamos fazer a pé. O estresse também contribui para enrijecer os músculos, resultando no achatamento de vértebras, dores e até deformações”, conta.
Entretanto, não se muda uma postura errada facilmente. “Tem muitas pessoas que tentam melhorar sozinhas a postura e acabam piorando e aumentando tensões e dores musculares. O que às vezes parece estar correto, na verdade, pode estar agravando a dor e a má postura ao invés de melhorar”, alerta Dra. Ana Lucia. Por isso, a importância de um tratamento com acompanhamento de um especialista. “É preciso treinar o corpo e fortalecer e alongar a musculatura globalmente. Se a dor é persistente, a tendência é de que ela se agrave com o tempo, se não for tratada adequadamente”, considera.
Reeducação Postural Global
Uma técnica muito utilizada para correção postural, indicada para todas as idades, é a RPG – Reeducação Postural Global, realizada por meio de oito posturas estáticas, que atua para que os músculos posteriores se alonguem e os dinâmicos de contraiam, chegando a colocação ideal. “Após a avaliação clínica minuciosa são selecionadas as posturas de tratamento, que podem ser feitas deitada, sentada ou em pé. O objetivo é que a pessoa tenha consciência de como manter a postura correta e repita isso no seu dia-a-dia”, explica a fisioterapeuta. O tratamento dura, em torno, de 20 sessões, dependendo de cada paciente. “Depende do estágio no qual se encontra o paciente, das alterações morfológicas que ele apresenta, da patologia, quanto tempo está com a postura errada, idade, coordenação motora, sedentarismo e se existe dor”, observa.
A RPG não precisa ser feita apenas por quem já possui algum problema, mas também para prevenção. “A reeducação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta”, observa Dra. Ana Lucia. “Cuidar da postura, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais”, afirma.
Serviço
Para os fisioterapeutas que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a Reeducação Postural Global (RPG), a Clínica Contato realiza o I Curso de Formação Básica de RPG com Dr. Philippe Souchard, Dr. Alberto Silveira e Dra. Juliana Rubinetti, e organizado pelas fisioterapeutas Ana Lúcia Motta e Ana Paula Ricetti Bremm.
O curso é dividido três fases. A primeira acontece entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro. A segunda fase ocorre entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março de 2010, e a terceira, entre os dias 16 e 20 de junho. As inscrições podem ser feitas na Rua Fernando Simas, 221, Bigorrilho, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3234-1616.