Como abrir um salão de beleza?

“Existem alguns aspectos que são imprescindíveis antes de iniciar um negócio: pesquisar as características e indicadores do setor e do negócio, o público-alvo, a avaliação da existência de recursos pessoais e materiais, e a disponibilidade de recursos mínimos para abertura e continuidade do negócio até que este adquira auto-sustentação de seus resultados”, afirma Edson Paes Sillas, consultor especializado na formatação e otimização de empresas do segmento de Cosméticos e de Serviços de Estética Pessoal do Sebrae – Paraná. O consultor é um dos palestrantes da 2ª Beauty Meeting – Feira da Indústria de Cosmética, Estética e Cabelos, que acontece entre os dia 27 e 29 de junho, na Expo Unimed Curitiba, das 10h às 19h.    

Edson Paes Sillas explica que existem alguns itens que podem fazer diferença no sucesso de um salão ou clínica. Entre eles a localização, que precisa ser compatível com o público-alvo; a escolha de profissionais experientes e que possuem carteira estruturada de clientes; além do empreendedor procurar uma qualificação em Administração. “O empreendedor também precisa elaborar um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade, e estabelecer um Plano de Ações e Orçamento necessário para a implantação e operação do Negócio”, aponta o consultor. Outro fator essencial é contratar um contador experiente, que indicará todas as obrigações legais e sanitárias, já que empresas do setor de estética e beleza são submetidos a órgãos de saúde.

A esteticista Kátia Rothstein, que deseja abrir sua própria clínica de estética, está procurando se informar bem antes de empreender. “Antes de abrir uma clínica vou pesquisar qual é o melhor bairro e local com uma boa movimentação de pessoas. Também terei que avaliar os preços dos aparelhos e materiais que serão utilizados, e os valores de aluguel, para saber qual será o valor médio do investimento inicial”, revela. “Também quero cursar Administração e fazer alguns outros cursos específicos”, conta.

Dificuldades financeiras

A falta de um planejamento antes de iniciar um negócio pode fazer uma empresa falir, principalmente por problemas financeiros. Segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada pelo Sebrae em março de 2009, cerca de 25% dos empreendedores brasileiros abandonam os negócios por falta de lucratividade. Alguns erros são muito comuns, mas é importante fazer uma análise das dificuldades financeiras que podem surgir para poder evitá-las. “É importante saber que não se deve fazer economia na escolha da localização ideal do negócio e na remuneração de profissionais competentes e adequados. Além disto, é fundamental dimensionar os recursos para o capital de iro, e não fazer gastos exagerados em obras ou publicidade sem um planejamento inicial”, alerta Edson Sillas.

Serviço
A 2ª Beauty Meeting – Feira da Indústria de Cosmética, Estética e Cabelos, acontece entre os dia 27 e 29 de junho, na Expo Unimed Curitiba, das 10h às 19h. No dia 28 de junho, o consultor Edson Paes Sillas ministrará duas palestras com o tema “Planejamento: Diferenciais de Sucesso na Gestão e Operação de empresas voltadas à beleza”. Para quem já possui um pequeno salão, clínica ou empresa do setor de beleza, a Central de Cosméticos do Paraná, com o apoio do Sebrae – Paraná irá promover uma Rodada de Negócios de Compra, no dia 29 de junho

A entrada para a feira é gratuita mediante pré-cadastro no site. Os congressos e palestras possuem valores diferenciados. Não será permitida a entrada de menores de 16 anos mesmo acompanhados pelos pais. Mais informações e inscrições pelos telefones (41) 3075-1155/3075-1138 ou no site www.beautymeeting.com.br.

Expressa Comunicação
(41) 3029-0638 ou 3233-4032

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