Como desengordurar sua cozinha e como mantê-la sempre limpa

Ter a casa limpa é vontade quase unânime, mas com a correria do dia-a-dia e a dupla jornada de grande parte das pessoas, nem sempre é possível. Existem muitos artifícios que podem ser utilizados para facilitar essa tarefa, deixá-la mais rápida e ainda sim, eficaz.

O chão da cozinha é uma superfície que tem sujeira constantemente e por isso deve ser limpo com frequência. O tipo de sujeira varia bastante de acordo com os alimentos que são cozinhados, como alimentos in natura, refogados ou mesmo fritos. Uma vassoura sempre é uma boa opção principalmente para os resíduos que podem cair durante o processo de preparo. Caso seja algo que resulte em bastante gordura (como as frituras), o ideal é aplicar algum multiuso ou desengordurante para piso, com pano úmido, e na sequência um desinfetante por conta das bactérias.

No dia-a-dia do funcionamento normal de uma cozinha, os eletrodomésticos que estão no ambiente como geladeira, micro-ondas, forno elétrico, entre outros, também sujam por fora, é normal. Uma boa opção para limpá-los é optar por vinagre no lugar dos também conhecidos e funcionais detergente, desengordurante ou multiuso. O vinagre funciona como se fosse um tipo de adstringente e pode funcionar muito bem também. 

O vinagre também é um excelente produto para tirar os cheiros de comida dos espaços. Isso funciona pela reação química (chamada de neutralização) que acontece entre ele e alguns itens como cheiro de peixe, gordura, frango. Após manusear esses alimentos, é possível neutralizar os cheiros nas mãos lavando-as com vinagre. Solução simples e de custo bastante acessível!

No processo do cozinhar, é comum que os armários mudem de tonalidade com o passar do tempo. Podem ficar mais encardidos e com cara de antigos. Uma boa opção para tirar manchas é optar pelo uso do bicarbonato diluído em um pouco de água. Vale lembrar que não é todo tipo de acabamento que aceita qualquer produto comentado e por isso é importante confirmar com fabricantes e lojistas antes de executar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *