Para o prefeito Luciano Ducci, o programa de obras foi um dos fatores que motivaram a boa aprovação da administração. “São mais de 700 obras desde abril do ano passado, com melhorias em todos os bairros e várias obras estruturantes na cidade, para melhorar a infraestrutura para a população”, disse Luciano Ducci.
A boa aprovação da administração tem se mostrado estável. No levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em abril do ano passado, a aprovação foi de 71,4%. A margem de erro das pesquisas é de 3,5%.
“Estamos mantendo o ritmo forte de trabalho, com obras e ações em todos os bairros, graças ao empenho dos servidores e à participação direta da população”, afirmou Luciano Ducci.
O pacote de realizações inclui obras estruturantes, que preparam a cidade para o futuro e para sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, como as trincheiras da rua Gustavo Rattman, no trecho norte da Linha Verde, a trincheira do novo binário Chile/Guabirotuba, a revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto e o Anel Viário de Curitiba.
Outras intervenções em diferentes pontos da cidade também estão delineando novos eixos que facilitam a ligação entre os bairros. É o caso das avenidas Toaldo Túlio e Fredolin Wolf, na região norte da cidade e em Santa Felicidade. A Toaldo Túlio foi entregue em fevereiro último e a Fredolin está em obra de revitalização. Outra obra é o Eixo de Integração CIC/Tatuquara, cuja primeira fase foi concluída em 2010 e a nova fase está em obras.
O prefeito Luciano Ducci lembrou ainda que muitas ruas, principalmente as que fazem parte do trajeto de linhas de ônibus, receberam asfalto novo, numa extensão de 134 quilômetros.
O prefeito citou as mais de 100 obras de edificações, que incluem creches, escolas, unidades de saúde, Armazéns da Família, o Hospital do Idoso, o Clube da Gente CIC, o Restaurante Popular Pinheirinho e obras da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), além da implantação de 40 academias de ginástica ao ar livre.
“Curitiba continua sendo uma cidade que é referência, com reconhecimento nacional e internacional em várias áreas”, afirmou Luciano Ducci. Em abril do ano passado, Curitiba ganhou o prêmio de cidade mais sustentável do mundo, o Globe Award Sustainable City, entregue na Suécia. No México, em novembro último, Curitiba levou o primeiro lugar no Índice de Cidades Verdes da América Latina. O índice foi feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.
Em território nacional, o ano passado também foi de conquistas para nossa cidade. Pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. Curitiba obteve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).
E segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Curitiba foi a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento social de 2010. A capital paranaense obteve no estudo índice de 0,8687, que é considerado um alto índice de desenvolvimento. Foram avaliadas as áreas de saúde, educação e trabalho e renda.