Saúde

CAA/PR lança programa de apoio à amamentação materna

O atendimento para avaliação e orientação sobre a amamentação é gratuito

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná lançou um novo projeto visando o bem-estar e a saúde das advogadas e dependentes estatutárias. O Programa de Apoio à Amamentação se propõem a ajudar as mães a superarem os obstáculos que ocorrem durante a fase do aleitamento materno.

Dados internacionais indicam que apenas 25% das mães conseguem amamentar até o 4º mês de nascimento do bebê, não completando o período mínimo de amamentação exclusiva de seis meses, recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

“Pela minha experiência em outras unidades sabia da importância que é oferecer apoio para amamentação. O número de mães que amamentam até o quarto mês é baixíssimo, por isso programas que lidam com a amamentação têm boa receptividade, aceitação. Apesar de ser um ato natural da mulher não é simples amamentar. Tem dificuldades” comenta o médico da CAA/PR Marcelo Garcia Kolling, que apresentou a proposta do programa de apoio para a diretoria da Caixa de Assistência.

“Temos uma equipe qualificada na área de saúde da Caixa dos Advogados e não podíamos deixar de atender este problema real, uma necessidade perceptível e presente para todas as mulheres independente de escolaridade, classe social. É comum as mães terem dificuldade e é uma situação que tem que agir rápido. Caso contrário se perde a oportunidade de amamentar, momento único na vida das mães que só vai fluir 100% se tiver orientação”, destaca Kolling. “Queremos melhorar os índices de amamentação porque o leite materno é muito importante para os bebês pelo menos até os seis meses de idade. Com este programa a Caixa dos Advogados está cumprindo sua missão de dar assistência neste momento especial para as advogadas e mulheres de advogados”, completou o médico.

Primeiras impressões

Grávida do seu primeiro filho a advogada Lismara Tezini foi a primeira paciente do programa atendida pela enfermeira da CAA/PR Sibeli de Toledo Quintino. “Foi um momento de aprendizado, muito bacana, cativante. A enfermeira me explicou coisas que podem ocorrer, o que fazer para não acontecer. Vou viver uma situação que nunca vivi e quando o bebê nascer vou voltar para que a profissional me repasse as orientações com ele no colo”, contou a advogada. “Eu estava buscando este tipo de orientação quando fiquei sabendo que a Caixa dos Advogados estava com este projeto. Fiquei muito feliz porque a gente tem sobrecarga de informação mas não de atendimento. E uma conversa, um atendimento como este é muito melhor do que receber uma cartilha”, opinou a advogada.

A advogada Juliana Gemin Loeper Seixas, que está no 7º mês de gestação, também já participou do programa. “Foi muito interessante, esclarecedor e melhor do que o curso sobre amamentação que fiz no hospital. A profissional passou dicas interessantes e orientou a retornar quando o bebê nascer”, disse a advogada. “É importante a Caixa de Assistência dos Advogados oferecer este serviço. Nem sempre leio as mensagens que recebo da OAB e da CAA mas quando leio percebo que temos muitos benefícios”, completou Juliana Seixas.

Programa de apoio

O atendimento para avaliação e orientação sobre a amamentação é gratuito mediante agendamento prévio. Pode ser feito por mães de primeira viagem ou por quem está na segunda gestação e quer melhorar a amamentação do novo filho. A consulta pode ser agendada durante o período pré-natal ou pós-parto. A enfermeira dá o suporte necessário para o aleitamento ocorrer sem traumas e também para transição alimentar e desmame. Caso seja necessário o encaminhamento médico o paciente poderá agendar uma consulta com o Médico da Família da CAA/PR, que tem custo simbólico de R$ 30,00, ou procurar o profissional de sua confiança.

O atendimento acontece no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 - Centro), em Curitiba, no 7º andar onde estão localizados os Consultórios Médicos da CAA/PR. O paciente tem direito a estacionamento subsidiado durante o período de atendimento e o agendamento deve ser feito pelos tel.: (41) 3513-2861 ou 3513-2856.

www.caapr.org.br

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Paredes laterais sem dono

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

CONHECENDO NOSSAS LEIS

Por Mary Derosso

Continue lendo

Orientações de como organizar a casa sem erros

A organização da casa deve ser encarada como um mantra a ser realizado todos os dias e não de maneira esporádica

Continue lendo

Rogério Cordoni no Pequeno Cotolengo

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Pagar cota é dever legal

Por Luiz Fernando de Queiroz

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017