Saúde

Pilates x musculação: qual é a prática ideal para você?

O pilates usa principalmente o peso corporal para exercícios e desenvolve os músculos, a resistência e a flexibilidade

Uma das dúvidas frequentes de quem busca um exercício para tonificar o corpo é sobre as diferenças entre a prática de pilates e musculação. “Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem e a proposta de cada um deles é muito diferente”, comenta Douglas Paiva, educador físico.

Ao escolher entre uma modalidade de exercícios e outra, é preciso levar em consideração o seu estilo de vida e os seus objetivos. “No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculos, a resistência e a flexibilidade”, comenta Douglas.

Treinos com pesos podem trazer inúmeros benefícios como alinhamento da coluna, prevenção de dores musculares e atrofia. Exercícios de musculação também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos, trabalhar a autoestima e auxiliar no emagrecimento já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo.

O pilates já que é um exercício que procura desenvolver não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito de forma completa. Assim como a musculação, o pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração.

“O pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico”, completa Douglas Paiva.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca. Já com o pilates os músculos se tornam definidos e mais fortes de forma permanente.

Colunas

TEATRO POSITIVO RECEBE NESTE SÁBADO ATOM PINK FLOYD TRIBUTE

A banda irá apresentar a turnê nacional THE DARK SIDE OF THE MOON. Os ingressos podem ser adquiridos através dos quiosques ou pelo site do Disk Ingressos

Continue lendo

Terraço, venda e seguro

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Projeto prevê uso seguro de brinquedos em parques de diversão

Por Mary Derosso

Continue lendo

Integração de espaços torna residências mais versáteis e contemporâneas

Empreendimento oferece apartamentos com a opção de até oito ambientes integrados

Continue lendo

Adega Alentejana em Curitiba

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Ninguém quer ser síndico

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017