Saúde

Campanha da SBEM-PR oferece informação segura sobre diabetes nas Redes Sociais

Entidade convoca especialistas para falar aos pacientes e familiares, baseada em evidências a fim de assegurar prevenção, controle do diabetes e suas complicações

No último sábado (dia 11), em decorrência do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR) promoveu a 6ª Caminhada do Diabetes de Curitiba, atividade que reuniu cerca de 500 participantes, no Parque Barigui.

O tema escolhido para o Dia Mundial do Diabetes desde ano foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Dentre os objetivos da campanha mundial estão: Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações; Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce; Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes; e promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Informação segura nas Redes Sociais

Para oferecer informações baseadas em evidências acerca da prevenção, do controle do diabetes e suas complicações, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná também desenvolveu uma série de vídeos, com informações seguras sobre prevenção e controle do diabetes. Os vídeos podem ser visualizados na página da SBEM-PR no YouTube e também no Facebook da Sociedade (https://www.facebook.com/sbemparana/). Para receber as atualizações pelo YouTube, é preciso se inscrever no Canal (o botão "Inscrever-se" fica abaixo de qualquer vídeo ou na página do canal do YouTube).

Folder sobre cuidados com o pé diabético

A entidade também desenvolveu um folder educativo, chamando atenção para um dos principais problemas que acometem portadores de Diabetes Mellitus: o pé diabético. Com uma linguagem simples e didática, o folder foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Paraná (SBD-PR) e está disponível no site da entidade para impressão. O material pode ser usado para educação continuada para os pacientes, auxiliando na prevenção e redução do número de amputações.

Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. A polineuropatia diabética (PND), uma complicação que afeta 50% dos pacientes, é o fator causal mais importante para as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos, que precedem 85% das amputações. A PND leva a insensibilidade e nos estágios mais avançados, deformidades. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br | www.facebook.com/sbemparana

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017