Saúde

Exposição "Outubro Rosa: uma causa legal" alerta sobre a importância da prevenção

CAA/PR desenvolve diversas ações neste mês de combate ao câncer de mama. Mostra de fotos e depoimentos pode ser vista no Edifício Maringá

Com depoimentos de superação, esperança e mudança de vida a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná abriu na terça-feira (10) a exposição “Outubro Rosa: Uma causa legal” no Edifício Maringá, em Curitiba. A mostra é uma das ações da campanha Prevenção : Palavra de Ordem , engajada na campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de mama Outubro Rosa, organizada pela diretora da Caixa dos Advogados Iolanda Gomes. A mostra apresenta fotos e depoimentos de cinco advogadas paranaenses que enfrentaram o câncer de mama: Daniela Banzzatto, Edula Wille Posniak, Karla Osinski Ferreira, Rose Mary Bastos Iacomini e Sibele Gurski.

A abertura da exposição contou com a presença da vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund ; da secretária-geral da Caixa Márcia Helena Bader Maluf Heisler ; da secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter; da ouvidora-geral da Seccional Maria Helena Kuss; da presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem, Luciana Sbrissia e Silva; da advogada Edivana Venturin, membro da Comissão de Esportes da OAB Paraná e coordenadora do Vôlei Legal; da presidente da Comissão do Direito do Idoso, Rosangela Maria Lucinda; da presidente e vice-presidente da Associação das Amigas da Mama, Gladys Haluch e Heliana Maia entre outras. O Coral da CAA e OAB Paraná fez uma participação na abertura e no encerramento da mostra que pode ser visitada no 4º andar do Edifício Maringá durante o mês de outubro(Rua Cândido Lopes, 146).

“Este ano, para realização da campanha Outubro Rosa, uma tradição dentro da Ordem abraçada pela Caixa dos Advogados, inauguramos a exposição dessas mulheres que superaram a doença porque diagnosticaram de maneira precoce, o que lhes deu sobrevida e esperança de produzir mais, trabalhar mais, viver mais. Juntando isso com o dado alarmante de que a mulher advogada paranaense não faz seus exames, sequer procura seu médico anualmente para consulta de rotina, estamos investindo na prevenção e fazendo um alerta para que as mulheres advogadas façam os exames preventivos, procurem os serviços que a Caixa de Assistência oferece e previnam-se”, alertou a vice-presidente. Ainda na abertura da exposição Daniela Ballão Ernlund destacou as atividades esportivas e de bem-estar oferecidas pela CAA/PR, como o vôlei, corrida e o coral. Durante este mês a CAA/PR abriu as aulas de pilates, yoga e de cardio dança a qualquer advogado ou advogada interessada, sem qualquer custo.“Queremos nossos advogados e advogadas praticando saúde”, afirmou Daniela Ballão.

Conforme informações repassadas por empresas da área de saúde parceiras da CAA/PR apenas 30% das mulheres paranaenses realizam consultas ginecológicas e fazem exames preventivos anualmente contra o câncer de mama e de colo de útero.Também é alarmante o dado de que há advogadas em estágio avançado da doença. O número é preocupante pois as mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama tem de 90 a 95% de chances de cura. Por isso a importância de datas como Outubro Rosa para conscientizar as pessoas sobre a doença.

Para a advogada Rose Mary Iacomini Bastos, que superou o câncer de mama e esteve presente no evento de abertura da mostra, a iniciativa da CAA/PR é importante para conscientização sobre a doença e alertar para a importância da prevenção.

Já a advogada Sibeli Gurski, delegada da CAA/PR em São José dos Pinhais, falou em nome das advogadas fotografadas e agradeceu o convite e a iniciativa da CAA/PR. “Foi difícil mas encarei o tratamento com a leveza possível. Hoje estou 100% curada e posso dizer que o câncer mudou a minha vida de forma positiva”, comentou Sibeli Gurski que publicou vídeos em redes sociais mostrando sua mudança durante o tratamento e que alcançaram altos índices de visualização.

Cartilha: Durante a abertura da exposição também foi lançada a segunda edição da cartilha Prevenção: Palavra de Ordem, organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados e Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná e que traz informações importantes sobre os direitos da paciente oncológica. Trata-se de uma cartilha didática para esclarecer a população em geral sobre os direitos garantidos por lei como isenção para realização de exames, isenção do pagamento de pedágio, de transporte municipal, além de indicar os endereços para o atendimento médico e assistencial.

A advogada Ana Luiza Manzochi, coordenadora da Cartilha e membro da CMA, também falou do trabalho desenvolvido destacando que a CAA/PR e a OAB Paraná cumprem com o seu papel oferecendo à sociedade um material rico de informação, com objetivo de colaborar com a sobrevida das mulheres com câncer. (clique aqui para acessar a cartilha)

Espaço: Na ocasião também foi inaugurado o Espaço Rosa Saúde e Bem-Estar da CAA/PR no Edifício Maringá, que vai funcionar durante o mês de outubro com informações sobre o câncer de mama e alimentação, uma vez que a obesidade também é causa de mortalidade entre as mulheres.

Neste espaço esteve presente a enfermeira Bruna Reis, especializada em pacientes oncológicos da Unimed Paraná, que falou em nome da entidade parceira da CAA/PR nestas ações, além de tirar dúvidas individuais das pessoas presentes. Foi lançado também um folder de informação de saúde da Mulher em colaboração com a Unimed Paraná (clique aqui para acessar o folder eletrônico).

A nutricionista da CAA/PR, Edna Messa, que além de ser a consultora nutricional do cardápio oferecido pelo Espaço da CAA/PR, conversou com o público com o objetivo de conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis.

Campanha: Até o dia 31 de outubro, a Caixa dos Advogados está arrecadando lenços de cabelo e itens de maquiagem, novos ou usados, que serão destinados às mulheres em tratamento contra o câncer de mama, assistidas pela Associação das Amigas da Mama (AAMA). As doações podem ser entregues em horário comercial na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú) ou no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 – Centro).

Mamografia: As advogadas em dia com a anuidade da OAB, que não tenham plano de saúde, podem realizar exames de mamografia com o custo de apenas R$ 30,00, mediante subsídio da Caixa de Assistência. Para as profissionais da categoria com mais de 60 anos, sem plano de saúde, a CAA/PR oferece o exame gratuitamente. Para dependentes estatutários o valor é de R$ 70,00. Os exames serão realizados nos centros de diagnóstico por imagem CEDIP e IMAX. Para agendar, é necessário ter a requisição médica do ginecologista e solicitar a liberação do exame pelo telefone 0800-6452005. Também em Pato Branco estão sendo realizados os exames com subsídio da Caixa.

Consultórios: O serviço Médico da Família disponibilizado pela Caixa de Assistência no Edifício Maringá é outra opção para prevenção de doenças. As consultas têm em média 40 minutos de duração, quando o paciente passa por uma avaliação completa inclusive sobre o contexto familiar, e se necessário é encaminhado para especialistas.

WWW.CAAPR.ORG.BR

Colunas

CURITIBA RECEBE QUEEN EXPERIENCE IN CONCERT EM AGOSTO

O evento que acontece no dia 17 agosto, na Ópera de Arame, relembra os grandes clássicos da lendária banda de Freddie Mercury

Continue lendo

Comportamento antissocial

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Lei dispõe sobre instalação de cercas energizadas

Por Mary Derosso

Continue lendo

Arquiteta explica diferença entre perspectiva artística e 3D

Modelos de desenho englobam profundidade e maior percepção do projeto

Continue lendo

Âmbito internacional

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Devedor eleito síndico!

Por Luiz Fernando de Queiro, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017