Geral

EndoSul 2017 faz homenagem a pioneiro da endocrinologia paranaense

No agradecimento, o endocrinologista Edgard Niclewicz falou aos jovens médicos e exaltou o conteúdo do congresso da SBEM-PR

Ao mostrar uma tela do artista paranaense Alfredo Andersen, retratando a Araucária, a presidente da SBEM-PR (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná), Silmara Leite saudou os profissionais que participam do Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul. “A árvore simboliza nossa região, a união profissional”, destacou. Na solenidade de abertura do evento, na noite de sexta-feira (04), a endocrinologista agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para a realização do encontro, que discute em uma série de palestras o diagnóstico, tratamento e pesquisas relacionadas às áreas da endocrinologia. A 11ª edição do Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul, acontece até domingo (06), na Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

“Não poderia deixar de agradecer a diretoria da SBEM-PR pela parceria e o trabalho conjunto, forte e que faz a diferença, e mencionar nosso colega Henrique Suplicy, que indicou meu nome para presidir a Sociedade”, assinalou a médica. Apesar das conquistas na área da endocrinologia e do trabalho sério dos profissionais, Silmara fez duras críticas ao exercício ilegal da profissão, e expressou sua dor e indignação com as “aberrações que estão fazendo com a endocrinologia”. Ao denunciar as pessoas e tratamentos de reposição e modulação hormonal que fogem à ética profissional e que estão sendo aplicados pelo país afora, se tornando um risco à saúde pública, falou sobre as ações da Comissão de Ética e de Defesa Profissional - CEDEP, criada para investigar, tratar e penalizar estes casos, ao lado da área jurídica da SBEM-PR.

Na abertura do Endosul, a presidente da SBEM-PR frisou que o congresso tem por objetivo compartilhar conhecimentos, experiências e ampliar amizades visando à boa prática da especialidade. Fez questão de sublinhar a importância do trabalho de valorização do endocrinologista desenvolvido pela Sociedade. Em seguida, lembrou que o evento também tem por propósito homenagear os profissionais que têm fundamental atuação na endocrinologia e metabologia do país, nas áreas clínica, acadêmica e de pesquisa.

A presidente da SBEM-PR lembrou com pesar a morte dos médicos Jorge Gross e Mirela Jobim de Azevedo, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em acidente de carro. Ele seria o principal palestrante na Conferência Magna do Endosul 2017.

“Esta edição do Endosul faz uma homenagem ao endocrinologista Edgard Niclewicz, presidente do Centro de Diabetes de Curitiba e da Sociedade Brasileira de Diabetes do Paraná, e professor de endocrinologia e metabologia da UFPR”, anunciou. Silmara relatou brevemente a trajetória profissional e produção intelectual do médico, enfatizando que Niclewicz faz parte da história dos avanços da endocrinologia brasileira. “Reconhecido pelo seu pioneirismo é um dos grandes nomes da medicina do país e referência internacional”, qualificou. “Seu trabalho tem impactos positivos e assertivos para estudos e tratamentos do diabetes”, lembrou Silmara.

Depoimento

“Este momento é muito especial para mim”, disse o endocrinologista Edgard Niclewicz ao agradecer a homenagem da SBEM-PR. Citou nominalmente cada pessoa que contribuiu para sua formação como homem e médico: pai, mentores, professores, colegas de profissão e família. Fez questão de focar seu pronunciamento aos jovens médicos presentes no EndoSul 2017, observando que “sente no ar um descrédito sobre o médico e a medicina, mas temos que lutar contra isso, porque nosso papel é muito importante. Nossa profissão é gloriosa, compensadora. Os médicos ajudam a quem sofre, são grandes humanistas”, assinala.

Após exaltar as qualidades inerentes aos profissionais de medicina, Niclewicz acentuou que não bastam apenas conhecimento clínico, treinamento e capacitação, o médico tem que prestar mais atenção ao seu paciente e saber ouvi-lo. Também criticou o excesso de solicitação de exames complementares, e assegurou que “os médicos estão ouvindo pouco seus pacientes. Temos que ouvir nossos pacientes, ao contarem o que sentem, estão nos dando o diagnóstico”. Ao mesmo tempo em que restauram a saúde e evitam o sofrimento, são conselheiros. "As palavras, a postura e o instinto também são fundamentais. E, por fim, temos que amparar a família diante do inevitável”, colocou.

Niclewicz recomendou aos jovens médicos planejamento de carreira, conhecimento teórico, experiência prática, aprimoramento da capacidade de julgamento, mais compreensão para atingir a maturidade profissional e cumprir seu papel na sociedade.

SERVIÇO
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná | SBEM-PR
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. República Argentina, 369, cj. 1101, 11º andar,
Água Verde, Curitiba/PR CEP: 80240-210
Fone: (41) 3343-5338
www.sbempr.org.br | www.facebook.com/sbemparana

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017