Geral

Ação viabiliza apoio a projetos sociais

A proposta é dar materialidade aos sonhos das inúmeras entidades sociais e assistenciais que existem hoje no Paraná

Uma nova geração de arquitetos acredita que o exercício da profissão pode contribuir com a transformação social do Brasil. No Paraná, o grupo inspirado na Arquitetura do Bem, formado exclusivamente por associados da AsBEA/PR, trabalha em anteprojeto para alavancar recursos e revitalizar uma área de aproximadamente 150 mil metros quadrados, que faz parte do Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba.

Para viabilizar a ação social, a entidade, que agrega os principais escritórios de arquitetura do estado, firmou parceria com a União dos Remadores Veteranos de Curitiba (URVEC), associada à Liga Paranaense de Remo.

De acordo com o arquiteto Keiro Yamawaki, do escritório Proa Arquitetura, e presidente da AsBEA-PR, o estudo, ainda em desenvolvimento, deve valorizar a toda região e oferecer à comunidade espaços de lazer e esporte, além do aprimoramento de um parque já existente e a implantação de estrutura paisagística e náutica, que servirão para práticas desportivas.

“A proposta é dar materialidade aos sonhos das inúmeras entidades sociais e assistenciais que existem hoje no Paraná, que por falta de um levantamento mais aprofundado e um desenho técnico do projeto, não conseguem buscar verbas de patrocínio e apoio, junto aos seus parceiros”, destaca o presidente da AsBEA/PR.

“Mensuramos o tamanho do desafio, entregamos um estudo inicial, com dados de topografia e especificações mínimas necessárias para a pré-aprovarão do projeto perante a prefeitura e órgãos competentes, além de possibilitar orçamento prévio. Esta etapa é fundamental para auxiliar na captura e liberação de verbas por parte da URVEC e outras beneficiadas. Assim quando os recursos forem viabilizados, o projeto pode ser construído aos moldes do que foi pensado”, ressalta Keiro Yamawaki.

O grupo da “Arquitetura do Bem” da AsBEA-PR tem trabalhado também na sensibilização de empresas apoiadoras e hoje conta com participação de diversos profissionais associados à entidade, que juntos viabilizaram mais de 10 iniciativas de cunho social, beneficiando instituições de ensino, esportivas e religiosas.

“Os profissionais de arquitetura têm uma missão profissional e ética muito grande. São capacitados a perceber as demandas da sociedade e contribuir com o seu olhar, e talento, para mudar esta realidade”, enfatiza o arquiteto Amir Shafa, sócio da Interage, e diretor de ação social da entidade.

Entre os escritórios que fazem parte do grupo e estão desenvolvendo o anteprojeto do Parque Náutico do Iguaçu, estão: Interage Arquitetura; Garageplan; Arq8 Arquitetura e Planejamento; R. Dalledone Projetos de Arquitetura e Dalton Vidotti Arquitetura e Interiores.

Colunas

Zucchero encerra turnê brasileira em Curitiba

Ingressos já estão à venda para o show do mito da música italiana que faz única apresentação, no próximo dia 29 de outubro, no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório

Continue lendo

O pé-direito do elevador

Por Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Inovação com segurança

No ano de 2005, o vereador Zé Maria, protocolou o Projeto de Lei 005.00167.2005, com a seguinte justificativa: “Curitiba cresceu, e muito. Deixou de ser uma província, há muito tempo. Há 31 anos, em 1974, a prefeitura implantou o sistema de Ônibus Expresso, inicialmente, com apenas duas linhas, Norte-Sul e Leste-Oeste. A inovação foi grande

Continue lendo

Projetos em contêineres

O universo da arquitetura e decoração está sempre em movimento, com inovações que levam personalidade para os projetos

Continue lendo

Lounge no Fashion Walk

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Síndico omisso cede ação

Por Luiz Fernando de Queiroz autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017