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Copel investe para garantir qualidade no fornecimento de energia no Litoral

A Copel desenvolveu um pacote de ações completo com obras, manutenção, serviços e diversificação do atendimento no Litoral para garantir a qualidade do fornecimento de energia na temporada de verão 2016/2017

Cerca de R$ 8 milhões já foram investidos na expansão e modernização da rede elétrica para, além de atender o movimento do verão, conferir benefícios permanentes para a população da região. Para a temporada, a Companhia também vai oferecer internet wi-fi grátis na orla das praias e reforçar as equipes de atendimento até o final de março de 2017.

Para atender com qualidade mais de 1 milhão de turistas esperados durante a temporada, a Companhia iniciou uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2016. As obras incluíram a substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica.

A instalação dos cabos compactos, protegidos, contribui para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. Já a instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel em Curitiba identifique o local da ocorrência e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local.

Uma das obras mais importantes foi a substituição do posteamento na comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, com investimento de R$ 350 mil. Os postes de madeira foram trocados por estruturas de fibra e os cabos, por estrutura isolada. A melhoria confere maior segurança e qualidade no fornecimento de energia à ilha parnanguara.

Facilidade de atendimento
Para facilitar a vida dos veranistas, a Copel disponibiliza uma série de canais de atendimento, que permitem que as pessoas acessem serviços sem precisar ir a uma agência. O destaque é o Copel Mobile, aplicativo disponível para sistemas Android e iOS por meio do qual é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia, e consultar dados e informações da conta, entre outros serviços. Os consumidores também podem entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116, e pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. O serviço Torpedo Copel também está disponível nas praias. Para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (incluindo o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente.

Internet gratuita
Nesse verão, a Copel Telecom oferece mais uma vez pontos de internet sem fio gratuita no litoral paranaense. Os aparelhos estão sendo instalados e devem entrar em funcionamento na segunda metade de dezembro. São cerca de 100 estações transmissoras de sinal wi-fi. Haverá pontos de acesso em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul), Ilha do Mel, Paranaguá, Antonina e Morretes. O serviço ficará disponível até o carnaval de 2017.

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