Segurança

Curso em vídeo auxilia prefeituras a prevenir acidentes causados por inundações e delizamentos

Os principais desastres naturais no Brasil são as inundações e os movimentos de massa, principalmente os deslizamentos de terra –  nos últimos 30 anos, calculam-se 3.524 mortes provocados por este tipo de acidente no país

Quando acontecem, a Defesa Civil é um dos órgãos acionados. Para organizar as ações destinadas a minimizar as consequências para as populações que vivem em áreas de risco, um dos mais importantes e efetivos trabalhos é o Plano Preventivo de Defesa Civil. O PPDC, como também é conhecido, é o tema do recém-lançado curso em vídeo direcionado aos profissionais da área e produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Pesquisadores da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT apresentam no curso em vídeo como operacionalizar o PPDC especificamente para deslizamentos, compreender sua base teórica e seu mecanismo de funcionamento.

O curso foi criado para auxiliar os profissionais de defesa civil a perceberem com antecedência que um desastre está prestes a acontecer, e o que fazer para evitar que os moradores das áreas de risco sejam atingidos. A intenção é disseminar o conhecimento em São Paulo, outros estados e até mesmo em outros países.

O projeto do vídeo foi um dos quatro selecionados no primeiro edital da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT), que foi lançado em janeiro de 2017, para financiar projetos sociais do IPT voltados à promoção da transformação social positiva e sustentável. Os projetos escolhidos seguem as orientações da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, editada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como público direto populações em vulnerabilidade socioeconômica no Brasil.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017