Geral

Como escolher o condomínio ideal para morar

Antes de fechar um negócio pesquise o imóvel que quer comprar

Chegar à decisão do condomínio que será base para sua casa ou apartamento é uma tarefa longa e bastante complexa. Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ficar difícil chegar à escolha que mais atende às suas necessidades e às de sua família. Por isso, entender as características dos empreendimentos atuais é crucial para saber como escolher o condomínio ideal para morar. Uma decisão acertada evita prejuízos e arrependimentos futuros.

São chamados de condomínios horizontais aqueles que têm unidades habitacionais construídas em um mesmo terreno e sem andares separados para moradores. Eles ficam sob a mesma administração. Podem ser mais onerosos, já que são menos condôminos responsáveis por arcar com todas as despesas de manutenção.

Ainda que custem mais, os condomínios horizontais podem ser mais vantajosos para famílias que buscam uma casa, mas que querem a segurança de um edifício. Isso acontece porque os condomínios dispõem de portaria 24 horas, controle de acesso, câmeras de segurança e demais recursos de proteção.

Esses condomínios horizontais estão cada vez mais populares e o número de terrenos em condomínio fechado à venda em Curitiba é cada vez maior.

Os condomínios verticais são aqueles construídos em torres, com uma moradia construída sobre a outra.

Podem ter valores mais reduzidos, já que os gastos com a manutenção das áreas em comum são divididas por mais moradores.

Esses condomínios costumam dispor de áreas de lazer, como piscinas, saunas, canchas poliesportivas, entre outras opções.

Quer saber o que levar em conta na hora de escolher seu condomínio ideal? Veja as nossas dicas do que deve ser analisado e faça uma escolha acertada.

Antes de procurar por apartamentos e casas em condomínio fechado à venda, analise as necessidades de quem vai morar na unidade. Verifique quantos quartos são necessários para acomodar sua família com conforto e o que é essencial para que vocês tenham qualidade de vida. Uma dica é fazer um check list completo com tudo o que você precisa, como número de quartos, se há a necessidade de vagas de garagem, entre outros detalhes.

As áreas de lazer
Depois de pensar a respeito do que os moradores precisam para viver com conforto, é hora de analisar as áreas de lazer de que o condomínio dispõe.

Veja se sua família vai aproveitar bons momentos na piscina. Elas são ótimas para famílias com crianças, já que podem ser usufruídas aos finais de semana sem a necessidade de deslocamento ou de gastos extras.

Academias também podem ser muito úteis para quem não abre mão de praticar atividades físicas e quer economizar tempo em dinheiro.

Outra opção cada vez mais comum nos condomínios são os espaços gourmet, com churrasqueira profissional e utensílios dignos de um chefe de cozinha, ideal para confraternizar com amigos e família.

Canchas de esporte, pistas de corrida e espaço kids também são áreas de lazer que atraem qualquer família.

A infraestrutura do bairro
É importante analisar se o bairro tem boa infraestrutura e se existem serviços e comércios básicos próximos ao condomínio. Farmácias, hospitais, escolas e supermercados facilitam a vida e ajudam a proporcionar qualidade de vida. Observar, também, a segurança e a iluminação pública do bairro. Para isso, é importante visitar a região também à noite e em horários diferentes.

Observe quais itens de segurança o condomínio oferece aos moradores. Veja se existe portaria 24 horas, se há controle de acesso à área interna do condomínio e se a área é bem cercada.

Portões eletrônicos, câmeras de segurança e ronda durante a noite também são bastante úteis e dificultam a ação de invasores ou pessoas mal intencionadas.

Colunas

Peça baseada em texto de Hilda Hilst será encenada em Curitiba

O Caderno Rosa da Senhora H chega ao Novelas Curitibanas em fevereiro

Continue lendo

Quórum para portaria externa

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

Drywall deixa o ambiente bonito e criativo

O Drywall pode ser usado na decoração e permite criar sancas que irão deixar o ambiente muito mais harmonioso

Continue lendo

Viagem gastronômica pela Ásia no Rayon

Por Bebel Ritzmann

Continue lendo

Cláusula vira armadilha

Por Luiz Fernando de Queiroz, autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB

Continue lendo

O Morador  Online  - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MMV
Fone: 41 - 3333-8017